in

Martin Brundle aponta erro cometido por Lando Norris em vitória no GP de Miami

O ex-piloto e atualmente comentarista analisou a atuação de Norris na corrida em que conquistou sua primeira vitória na F1

Martin Brundle, hoje comentarista de F1
Martin Brundle, hoje comentarista de F1 (Reprodução | Sky Sports)

Lando Norris finalmente desencantou depois de 110 corridas na Fórmula 1, ao triunfar no Grande Prêmio de Miami no último domingo (5). Mesmo que tenha vencido pela primeira vez na categoria no fim-de-semana, uma ressalva foi notada em seu desempenho nos Estados Unidos.

De acordo com Martin Brundle, o erro do piloto da McLaren aconteceu na relargada logo após a saída do safety car da pista. Apesar que a entrada do carro de segurança, devido à colisão entre Kevin Magnussen e Logan Sargeant, foi decisiva para Norris assumir a liderança da prova e não perdê-la mais.

Mas, para o comentarista da Sky Sports, Lando Norris quase perdeu a posição para Max Verstappen na retomada da prova, restando 25 voltas para o final.

“Ele precisava sair do ápice da curva 17 em seu final ou correr lentamente até a linha de chegada e então pisar no acelerador a partir daí, dada a curta corrida até a primeira zona de frenagem”, analisou Brundle. “Em vez disso, ele fez algo no meio e com Verstappen já tentando apressá-lo. Foi por pouco quem entre os dois lideraria ao sair da primeira curva”.

O ex-automobilista considerou que Norris freou um pouco mais tarde que o recomendado. “Apenas manteve o carro na pista e depois se acomodou em uma direção extremamente confiante para vencer por 7,6 segundos no final da volta 57. A equipe sente que tinha ritmo de corrida suficiente para vencer sem o safety car, mas nós nunca saberemos”, concluiu.

Norris reconheceu estar ‘enferrujado’ nas reinicializações

Martin Brundle destacou a popularidade de Lando Norris na Fórmula 1, chegando a comparar a festa dos torcedores em Miami com a celebração dos brasileiros no histórico triunfo de Ayrton Senna em Interlagos em 1991.

“Até os maiores rivais de Lando ficaram felizes por ele, e é claro que já era hora de tanto o piloto quanto a equipe vencerem o evento principal do Grande Prêmio em vez da sprint”, disse o comentarista.

Logo após a prova, Lando Norris admitiu dificuldades na relargada. “Há muitos anos que não faço muitas reinicializações do safety car pela frente. Um pouco enferrujado, só isso. Vou me certificar de trabalhar um pouco mais nisso na próxima vez. Mas desde que eu defendesse bem na curva um e mantivesse a liderança na curva um, estava bastante confiante de que poderia seguir a partir daí”, disse o piloto da McLaren.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Carlos Sainz, piloto da Ferrari

Ferrari fará “teste secreto” após novas atualizações na F1; entenda

Ocon, da Alpine

Ocon “breca empolgação” da Alpine após primeiro ponto na temporada da F1