Os problemas de visibilidade durante as chuvas é um assunto recorrente entre os pilotos de Fórmula 1, como Max Verstappen. O debate também aumentou após o trágico incidente na Bélgica em junho na série FRECA, onde Dilano Van’t Hoff não sobreviveu. Na ocasião, um rival que estava atrás colidiu com o holandês devido a pouca visibilidade.
Antes da tragédia, a FIA, em cooperação com as outras equipes, começou a procurar uma solução que melhorasse a visibilidade dos automobilistas na chuva. A Fórmula 1, por sua vez, também começou a tratar o assunto com mais importância.
Assim, atualmente, os esforços concentram-se na possibilidade de instalação de “guarda-lamas” removíveis nos carros. Desse modo, isso minimizaria os salpicos de água que os automóveis deixam na pista molhada. No entanto, a novidade já passou por testes e infelizmente não trouxe muitas melhorias.
Durante o último Grande Prêmio da Bélgica, o atual bicampeão mundial, Max Verstappen, discorreu um pouco sobre o assunto.
“Essas coisas são muito difíceis de resolver. Sempre será um problema. As tampas das rodas em um carro de Fórmula 1 não farão muita diferença. Até o carro de segurança deixa o spray para trás. Afinal, você realmente tem o mesmo problema na estrada. Quando eu pilotava na Fórmula 3 e às vezes me movia no meio do pelotão, também não via nada. Sempre foi assim. Pergunte aos pilotos seniores da F1, eles também não viram nada”, comentou o piloto da Red Bull.
Max Verstappen acredita que os problemas de visibilidade não possuem uma solução
O piloto holandês ainda afirmou que os problemas com a visibilidade sempre estarão presentes. Além disso, ele também fez uma breve comparação com a Nascar.
“Sempre haverá certos acidentes que terminam mal. Depois deles, naturalmente começará a ser mais falado. Mas se você olhar de um ângulo diferente, descobrirá que, caso contrário, não poderá correr na chuva, porque o problema com a visibilidade sempre estará lá”, disse o atual bicampeão mundial.
“E isso seria uma vergonha. Seria como a Nascar, você também não dirige na chuva”, concluiu Max Verstappen.
Por fim, vale lembrar que Nascar realmente não corre na chuva em pistas ovais. No entanto, ele estão começando a experimentar no exterior pneus de chuva que podem ser disputado em ovais mais curtos, mesmo em más condições.