O bicampeão de Fórmula 1 Max Verstappen foi eleito pela ESPN o melhor piloto de 2023. No ano passado, o holandês foi indicado em duas categorias, mas não levou nenhum prêmio.
Os ESPYs (Excellence in Sports Performance Yearly Award) são entregues pelo canal de televisão americano desde 1993. Trata-se de um prêmio para várias conquistas esportivas e contam com diferentes categorias. Há, por exemplo, prêmios para a melhor equipe do ano; além disso, também é dado um troféu a um atleta que tenha conseguido a melhor reviravolta, entre outros.
Max Verstappen conseguiu, portanto, vencer o ESPY de melhor piloto de 2023. Assim, o holandês deixa para trás Brittany Force, Kyle Larson – vencedor em 2022 – e Josef Newgarden. O bicampeão também foi indicado para Melhor Performance Recorde. Isso porque o atleta da Red Bull conseguiu nada menos que quinze vitórias em 2022. No fim, porém, a ESPY foi para o jogador de basquete LeBron James.
No passado, os pilotos de Fórmula 1 eram frequentemente indicados e, vez por outro, voltavam para casa com os prêmios. Lewis Hamilton, por exemplo, conseguiu coletar vários ESPYs; Michael Schumacher também recebeu vários. Nigel Mansell foi o primeiro vencedor do ESPY de melhor piloto, que aconteceu em 1993.
A próxima prova de Max Verstappen na Fórmula 1 é dia 23, um domingo – o GP da Hungria, no circuito Hungaroring. O piloto é o líder, acumulando no total 255 pontos e oito vitórias nesta campanha; o companheiro de Red Bull Sergio Pérez vem em segundo, com 156 pontos e duas vitórias; em terceiro, está Fernando Alonso, com 137 pontos e seis pódios. Já a RBR é a primeira equipe entre os construtores e soma no todo 411 pontos; a Mercedes, com 203 pontos, é o segundo lugar; a Aston Martin ocupa a terceira posição, com 181 pontos.