in

Max Verstappen explica quanto tempo ganha com administração dos pneus

Holandês abre o jogo sobre como consegue extrair um pouco mais de desempenho de seu carro ao dominar as características do material nos circuitos da Fórmula 1

Max Verstappen, Fórmula 1, mercedes red bull
Max Vertappens, piloto da Red Bull na Fórmula 1. (Crédito: Divulgação / Oracle Red Bull Racing)

Max Verstappen e Red Bull Racing simbolizaram uma combinação perfeita em 2023. Na temporada da Fórmula 1 no último ano, o holandês foi dominante nas pistas e faturou o tricampeonato mundial da categoria de forma consecutiva. Portanto, o piloto resolveu revelar parte da ‘receita’ de seu sucesso.

No ano passado, Verstappen logrou extrair um pouco mais de desempenho de seu carro nas pistas. E esse cenário o fez levar vantagem em relação aos seus concorrentes. Contudo, Max destacou que saber gerir o uso dos pneus da melhor forma leva o piloto a ganhar décimos de segundo importantes no grid.

“Em qualquer caso, você precisa de um carro que possa lidar bem com os pneus”, afirmou Max Verstappen em entrevista ao Motorsport Aktuell, segundo o portal GPblog.com. “Senão você está perdido. Você vê isso na Haas. Não acho que Nico e Kevin sejam. Quando o carro sobrecarrega os pneus, não há muito o que fazer.”, prosseguiu.

Embora reconheça que para ter sucesso na F1 o piloto necessita de um “bom carro”, Verstappen enfatizou que o papel do corredor nas pistas é super importante.

Isso porque, segundo o holandês, o piloto precisa saber administrar os pneus de seu carro, redobrando sua atenção. E esse fator leva o corredor a ganhar décimos de segundo cruciais nos circuitos.

“Em primeiro lugar, você precisa de uma base – e esse é o carro. Como piloto, você pode pegar um ou dois décimos de segundo se prestar mais atenção aos seus pneus”, concluiu o holandês.

Max Verstappen prepara lançamento de equipe na categoria de GT em 2025

Após conseguir o tricampeonato mundial de F1 de forma consecutiva em 2023, Verstappen planeja lançar sua própria equipe nas categorias de GT em 2025.

Entrando no clima dessa possibilidade, em entrevista à Auto Motor und Sport, Max brincou sobre quais pilotos de F1 escolheria para compor a sua escuderia.

“Escolheria Lando [Norris] (da McLaren), porque ainda é bastante jovem, com uma grande carreira pela frente e que também pode ser muito rápido. Lando é um pouco mais velho que Oscar [Piastri] (também da McLaren)”, afirmou Verstappen.

“Acredito que Oscar seja um novato rápido. Ele ainda tem coisas a aprender e pode melhorar seu ritmo de corrida, por exemplo. Mas, pelo que vejo, é um cara inteligente. Ele certamente vencerá corridas”, completou o piloto da RBR.

Escrito por Luciano Ferreira

Comentários

Loading…

Pato O'Ward

Indy: chefe da Arrow McLaren destaca crescimento de Pato O’Ward

Max Verstappen, Lando Norris e Oscar Piastri

Max Verstappen tece elogios a Lando Norris e prevê futuro positivo para Oscar Piastri