Max Verstappen revelou que um desentendimento pré-corrida entre ele e o engenheiro da Red Bull, Gianpiero Lambiase, em relação à configuração da asa dianteira de seu RB20, esteve por trás da tensa troca de rádio entre os dois durante o GP do Japão de domingo.
Verstappen voltou ao degrau mais alto do pódio em Suzuka, com o holandês dominando a corrida e liderando a Red Bull por 1-2, com seu companheiro de equipe Sergio Perez terminando 12 segundos atrás.
Mas não foi uma prova totalmente tranquila desde o início para o tricampeão mundial, pois o campeão reclamou do comportamento de seu carro, com a subviragem se transformando em sobreviragem à medida que as voltas se desenrolavam.
Antes de sua primeira troca de pneus, Verstappen e Lambiase discutiram no rádio um possível ajuste no nível da asa dianteira do RB20. “Sim, talvez um ou dois cliques a menos esteja bom”, disse Verstappen. “Não vou dizer que avisei, mas entendi. Obrigado”, respondeu Lambiase.
A resposta do engenheiro de corrida, embora aparentemente presunçosa, sugeriu um desacordo anterior sobre a configuração da asa dianteira, que Verstappen explicou após a corrida. Curiosamente, o holandês admitiu que a troca, embora crítica, também serviu de motivador, levando-o a extrair mais desempenho do carro.
“Não tivemos uma discussão, mas ele disse: ‘Tem certeza que quer fazer isso?’ Verstappen explicou. “Mas ele estava certo. De certa forma, isso também me anima porque penso, ‘mesmo que não esteja totalmente satisfeito com o equilíbrio agora, ainda tentarei ser o mais consistente possível, sem gritar de volta com ele’. “Temos um ótimo relacionamento e funciona bem assim”, concluiu.
“Esse é o velho casal saindo de novo!”, brincou do conselheiro de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, após a corrida de domingo.
“Houve uma longa discussão antes sobre quantos cliques da asa dianteira teríamos que mudar. Max insistiu e Gianpiero ficou feliz quando descobriu que no final ele estava certo. Max e seu engenheiro de corrida são muito experientes, inclusive junto com o engenheiro de dados. Eles sabem o que fazer e do que Max gosta. Foi mais ou menos a decisão certa, só tivemos que fazer um pequeno ajuste após o primeiro trecho, durante a primeira parada”, concluiu.