Max Verstappen venceu o GP da Áustria e conquistou mais um feito importante da carreira. O piloto de 25 anos alcançou a marca de 42 vitórias na Fórmula 1 e ultrapassou o brasileiro Ayrton Senna, com 41. O holandês agora é o quinto com mais vitórias na historia da categoria – quem lidera o ranking é o inglês Lewis Hamilton, com 103.
Além de Hamilton, Michael Schumacher (94 vitórias), Sebastian Vettel (53) e Alain Prost (51) são os outros nomes que ainda estão na frente de Verstappen. Contando as corridas restantes, o holandês pode superar Vettel e chegar a terceira colocação no ranking ainda nesta temporada. Para isso, o piloto da Red Bull precisa vencer 12 dos 14 GPs que ainda faltam em 2023.
Com a vitória na Áustria, Verstappen chegou a 229 pontos na classificação do Mundial de pilotos. O #1 abriu 81 pontos de vantagem para seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, segundo colocado da classificação. Fernando Alonso, da Aston Martin, completa o top-3 cim 131 pontos.
Verstappen analisa desempenho na Áustria:
Ao analisar a corrida, o holandês destacou o momento crucial da prova. “A coisa mais importante para mim foi a primeira volta, ficar em 1º lugar e acho que, em si, tudo funcionou muito bem. Depois disso, pudemos fazer nossa própria corrida. O carro estava muito bom com os pneus em comparação com os demais, acho. Também tivemos uma estratégia um pouco diferente da maioria das equipes por causa do safety car virtual. Mas o que fizemos no final foi muito bom”, analisou o piloto em entrevista ao Viaplay.
Verstappen também comentou a estratégia da Red Bull. A equipe tentou convencê-lo a não tentar a volta mais rápida do dia, mas o piloto ignorou o pedido. “Primeiro, eles queriam que eu esfriasse um pouco os pneus, mas eu não acho que essa seja uma estratégia lógica, então insisti um pouco para que fizéssemos a volta mais rápida.”
“Na última volta da corrida, é claro que eu estava no limite, tentando conseguir a volta mais rápida. E depois, na volta da comemoração, é claro que foi muito legal ver tanta laranja por toda parte e ver todo mundo enlouquecido. Isso é realmente ótimo”, completou.
+ Horner minimiza atrito entre Verstappen e Pérez na Áustria: “Relação muito aberta e honesta”