in

Max Verstappen vence GP do México marcado por abandono de Pérez e acidente de Magnussen

Mexicano deixou a prova na 1ª curva, enquanto batida do dinamarquês provocou bandeira vermelha; Max Verstappen obteve a 16ª vitória no ano

Reprodução/F1

Max Verstappen venceu mais uma na temporada 2023 da Fórmula 1. O holandês tricampeão do mundo triunfou pela 16ª vez em 19 corridas no ano, no GP do México deste domingo (29). Completaram o pódio, no Autódromo Hermanos Rodríguez na Cidade do México, Lewis Hamilton (Mercedes) em segundo e Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro.

O GP do México iniciou com as duas Ferraris ocupando a primeira fila. Na largada, as duas Red Bull tentaram assumir a ponta. Enquanto Max Verstappen foi bem sucedido e pulou da terceira posição para a primeira, Sergio Pérez não teve a mesma sorte.

Para a frustração dos torcedores mexicanos, Pérez buscou ultrapassar o pole Charles Leclerc por fora. Mas na primeira curva, Checo acabou se chocando com o piloto monegasco e foi parar fora da pista, abandonando a prova. Em contrapartida, Max Verstappen ultrapassou as Ferraris numa manobra fantástica, percorrendo entre os dois veículos.

Lewis Hamilton iniciou uma perseguição às Ferraris de Leclerc e Carlos Sainz. Na 11ª volta, o heptacampeão da Mercedes ultrapassou Daniel Ricciardo (AlphaTauri), assumindo a quarta colocação. O britânico chegou a pressionar Sainz, mas sem conseguir ganhar a posição do espanhol.

Buscando a estratégia de uma única parada, a Ferrari manteve Leclerc e Sainz na pista, enquanto todos foram para o box, incluindo Max Verstappen. O holandês ficou algumas voltas atrás dos carros da escuderia italiana. Na 29ª, o piloto da Red Bull ultrapassou Carlos Sainz antes da parada do espanhol, assumindo a segunda colocação. Três voltas depois, Leclerc fez o seu pit-stop, cedendo a liderança para o tricampeão mundial.

Batida forte de Magnussen e relargada tranquila de Max Verstappen

Na 33ª volta, Kevin Magnussen perdeu o controle do carro e bateu com força no muro. O acidente com a Haas do dinamarquês proporcionou a bandeira vermelha na volta 34. A relargada não teve problemas, com Verstappen sustentando a primeira colocação.

As Mercedes retomaram a pressão nas Ferraris. Lewis Hamilton buscou tomar a segunda posição de Leclerc, enquanto George Russell tentava ultrapassar Sainz para assumir o quarto lugar. O heptacampeão assumiu a vice-liderança da corrida na volta 40. Já o espanhol segurou Russell, que ainda perderia a quinta colocação para Lando Norris (McLaren) nas últimas voltas.

Na reta final da corrida, buscando passar Oscar Piastri (McLaren), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) se chocou com o piloto australiano e foi parar na grama. O japonês voltaria para a corrida. Nas voltas finais, Max Verstappen consolidou mais uma vitória, mantendo a tônica da temporada 2023 da Fórmula 1. Foi o 51º triunfo da carreira do holandês, igualando a marca de Alain Prost.

Resultado completo do GP do México

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lewis Hamilton (Mercedes) +13.875s
3) Charles Leclerc (Ferrari) +23.124s
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) +27.154s
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes) +33.266s
6) George Russell (Mercedes) +41.020s
7) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT) +41.570s
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) +43.104s
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes) +48.573s
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault) +1’02.879s
11) Pierre Gasly (Alpine/Renault) +1’06.208s
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT) +1’18.982s
13) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) +1’20.309s
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) +1’20.597s
15) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari) +1’21.676s
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes) 70 voltas
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 66 voltas

Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) não completaram

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Felipe Massa, Lewis Hamilton, Fórmula 1

Felipe Massa muda postura e está disposto a dividir título de 2008 com Lewis Hamilton

Marc Márquez

Marc Márquez tem “pacto” e pode retornar à Honda no futuro