in

McLaren revela temor de Lando Norris perder pódio em Singapura

McLaren fez corrida de reabilitação com Oscar Piastri, e brilhou mais uma vez com protagonismo de Lando Norris

Lando Norris, McLaren
Lando Norris (Reprodução: X - McLaren)

Pela terceira vez na temporada 2023, o jovem Lando Norris terminou um GP no pódio da Fórmula 1. Vivenciando um momento especial neste início de trajetória na primeira categoria do automobilismo, o piloto da McLaren suportou a pressão e concluiu o GP de Singapura, neste domingo (17), com o P2, ficando atrás somente de Carlos Sainz, da Ferrari.

Depois da corrida emocionante e repleta de adrenalina até os minutos finais, inclusive contando com um abandono de George Russell, da Mercedes, que o perseguia de forma implacável, Norris celebrou bastante mais um resultado positivo. A McLaren, por sua vez, também comemorou o feito marcante, mas não deixou de esconder de que houve o temor do britânico ter sido ultrapassado por conta da uma estratégia.

Lando Norris atingiu o segundo posto quando Russell e Hamilton foram acionados para os boxes da Mercedes na troca por pneus médios durante um safety car virtual, ocorrido na volta 44 de 62 em Singapura. Chefe da escuderia, Andrea Stella admitiu que quando viu essa movimentação, projetou que seu piloto perderia o lugar no pódio.

“Quando os vi entrando em conjuntos de novas mídias, pensei que eles iriam nos ultrapassar. O novo pneu médio era o pneu correto para aquela situação, considerando a duração do stint”, iniciou o chefe da McLaren, destacando que a equipe foi para o “sacrifício” com os pneus que Norris estava.

“Pensamos em ir para os boxes, mas estaríamos com pneus macios usados ​​[já que Norris não tinha outros pneus disponíveis] e estávamos nervosos com as 16-17 voltas completas com um macio usado. Então decidimos ficar de fora. Teríamos parado nos boxes, no caso de um safety car, mas não no caso do safety car virtual”, complementou Stella.

Ainda na entrevista, o diretor admitiu que a parceria feita entre Carlos Sainz, vitorioso na prova, e Lando Norris, acabou contribuindo para a administração do P2, e no controle do ímpeto da Mercedes, que engatou uma perseguição implacável nas últimas volta.

“Mas não creio que teríamos feito isso sem a colaboração do Carlos. Vamos chamar assim, porque o Carlos, no seu próprio interesse, queria ter o Lando dentro do DRS”, disse Stella.

“Então, no momento em que Lando perdeu na tentativa de defender, acho que Carlos esperou ativamente que Lando chegasse ao DRS. Então foi um pouco de trabalho em equipe entre os dois companheiros anteriores para um ótimo resultado para ambas as equipes”, complementou o chefe da escuderia.

MCLAREN NO MUNDIAL

Com o terceiro pódio de Lando Norris na temporada, o time chegou aos 139 pontos, se consolidando na quinta colocação. A Aston Martin, que brilhou no início de temporada com Fernando Alonso, é a quarta com 217. Red Bull (597), Mercedes (289) e Ferrari (265) compõem o pódio.

Avatar

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

Problemas de freio acabam precocemente com etapa de Dudu Barrichello no Velopark

Piquet Jr lidera no Velopark e escala 20 posições em jornada de recuperação nas provas da Stock Car