in

Newey destaca qualidade específica de Verstappen: “Todos os grandes pilotos têm isso”

Adrian Newey afirmou que Max Verstappen é um piloto exigente e respondeu se é fácil trabalhar com o holandês

Max Verstappen, Red Bull
Reprodução/Red Bull

Max Verstappen é o grande nome do automobilismo mundial na atualidade. Campeão da Fórmula 1 pelo terceiro ano consecutivo em 2023, o piloto da Red Bull tem sido tema de diversos debates. Entre as principais discussões, uma que se destaca é sobre as qualidades do holandês.

Adrian Newey, engenheiro-projetista da Red Bull, já teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes da principal categoria do esporte a motor. Lembrando que, ao todo, o britânico acumula 12 títulos mundiais de construtores no currículo.

Em uma recente entrevista ao Motorsport.com, Newey falou sobre o trabalho ao lado de Verstappen. O projetista explicou por que o holandês é um piloto tão bom de se trabalhar.

“Acho que Max, como todos os grandes pilotos, você tem a impressão de que ele pode pilotar o carro quase inconscientemente. Isso deixa-o com bastante poder de processamento para pensar no que o carro está fazendo. Como ele pode modificar sua pilotagem para se adaptar ao carro, alterar o acerto por meio das ferramentas eletrônicas no volante para ajudá-lo no que ele está tentando alcançar naquele ponto específico da prova, na degradação particular que os pneus estão sofrendo e tudo mais”, iniciou.

“Basicamente, ler uma corrida do começo ao fim. Acho que isso é algo que ele tinha quando entrou na F1, mas talvez realmente tenha conseguido desenvolver a um nível muito alto agora. Então, esse tipo de habilidade de pilotar o carro com extrema velocidade, mas ainda ter uma reserva constante é algo que Max claramente possui, e eu diria que todos os verdadeiros grandes com quem trabalhei também”, acrescentou Newey.

+ Horner explica segredo para Verstappen parecer sempre melhor a cada ano

O engenheiro da Red Bull também respondeu se Verstappen é um piloto fácil de trabalhar. “Sim, ele é um piloto fácil de trabalhar. É exigente, claro, absolutamente. Mas o feedback dele é bom, não é muito complicado”.

“Ele sabe expressar o que quer do carro. E aí, com GP [Gianpiero Lambiase], o engenheiro dele, tem a confiança de que vamos aparecer com as soluções. Nem sempre conseguimos, o GP de Singapura é um exemplo. Mas fazemos nosso melhor”, completou.

Danielle Barbosa

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Comentários

Loading…

Max Verstappen em "Fórmula 1: Drive to Survive", da Netlfix

Sucesso? Saiba se haverá uma sexta temporada de “Drive to Survive”, da Netflix

Vasseur, Ferrari chefe

Ferrari não deve ter polêmico chefe de estratégias para a temporada de 2024