Alguns ajustes após o treino de abertura para o GP da Espanha foram a chave para Lando Norris garantir um surpreendente terceiro lugar na qualificação. O piloto da McLaren ficou a apenas 0,06s de uma vaga na primeira fila. Trata-se do melhor desempenho no sábado deste ano tanto de Norris como da equipe.
“Depois do FP1, dissemos que provavelmente foi um dos nossos piores FP1 da temporada, em termos de ritmo. Então, foj uma grande surpresa para todos nós. Acho que as condições, as condições mais frias, as coisas começaram a acontecer um pouco”, disse o piloto.
“Só parece um pouco estranho. Eu definitivamente não estava pensando em estar entre os três primeiros”, acrescentou.
Norris e o companheiro de equipe Oscar Piastri mostraram bons resultados na qualificação e também em pontos durante os treinos. A dupla da McLaren avançou para a Qualificação 3 com Piastri lamentando um erro que o deixou em 10º.
Norris começou o fim de semana com o 11º tempo mais rápido no treino inicial, caindo para 14º no Treino Livre 2. No entanto, ele estava muito mais feliz com o carro da segunda sessão, que lançou as bases para o resultado na qualificação.
“Mudamos apenas pequenas coisas, na verdade. Hoje em dia você consegue pegar o carro bem rápido em uma janela razoável, é só brincar com coisinhas aqui e ali. É por isso que digo que provavelmente veio um pouco mais em nossa direção, em vez de perseguirmos muitas coisas”, explicou.
“Mas também senti que fiz algumas boas voltas. Eu me senti confiante. Mesmo com o carro sendo um pouco difícil, ainda me senti confiante em maximizá-lo e tirar o máximo proveito do carro a cada corrida. Especialmente na qualificação, senti novamente outro passo de confiança”, concluiu.
Norris mantém pés no chão para corrida
Embora comece a corrida em terceiro, Norris é realista e espera escorregar na ordem. Mesmo com a McLaren conseguindo um bom ritmo de volta única com pneus novos, isso diminui drasticamente quando a borracha começa a se degradar.
Também há vários pilotos fora de posição; Charles Leclerc largará do pit lane, Sergio Perez é 11º em um Red Bull que teve um ritmo ótimo durante os treinos, e George Russell larga em 12º, outro carro que seria esperado para superar a McLaren.
“Nunca se sabe, o ritmo pode ser incrível e eu posso pegar Max e ultrapassá-lo”, brincou Norris. “Espero que ele não me segure como em Mônaco! Provavelmente não vou defendê-los, para ser honesto, apenas os deixei passar”, acrescentou sobre a perspectiva de defender Perez, Russell e Leclerc.