O primeiro treino livre do GP da Austrália de Fórmula 1 aconteceu na noite desta quinta-feira (21), no fuso horário brasileiro, começo da tarde de sexta (22) na Oceania. O Circuito de Albert Park, em Melbourne, é o palco da terceira etapa do campeonato. O mais rápido da sessão foi Lando Norris, da McLaren.
A sessão marcou o retorno de Carlos Sainz ao cockpit da Ferrari. O espanhol voltou a pilotar o carro de número 55, depois de ficar de fora do GP da Arábia Saudita devido a uma cirurgia de apendicite. O piloto foi substituído pelo jovem britânico Oliver Bearman, de 18 anos, no circuito de Jeddah-Corniche há duas semanas. Sainz marcaria o oitavo melhor tempo.
Aos 29 minutos, Lando Norris conseguiu o melhor tempo da sessão, cronometrando 1:18.564. Já Fernando Alonso chegou a dar uma escapada na saída da curva 10, indo parar na brita, mas conseguindo retornar para a pista. Valteri Bottas também cometeu um erro ao rodar numa curva, a mesma em que George Russell também quase perdeu o controle. Mas o automobilista da Mercedes conseguiu salvar.
Bandeira vermelha em batida de Albon no TL1 da Fórmula 1 na Austrália
Uma forte batida de Alexander Albon no muro provocaria a bandeira vermelha por volta de 41 minutos de sessão. Felizmente, o anglo-tailandês saiu ileso de sua Williams e os carros retornaram restando oito minutos para o término do primeiro treino livre.
Em sua última tentativa, Max Verstappen terminaria na segunda colocação apenas 18 centésimos abaixo de Norris. Russell finalizou a sessão na terceira posição, seguido por Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Sergio Pérez, Lance Stroll, Carlos Sainz, Lewis Hamilton e Oscar Piastri completando o top-10.
O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 acontecerá na madrugada de sábado (23) para domingo (24), à 1h da madrugada. Antes, haverá o treino de classificação, que será na sexta (22) para sábado (23), às 2h. Os horários são de Brasília.