No último ano, a McLaren se colocou na posição de “quarto elemento” entre as principais escuderias da Fórmula 1 na atualidade. Na esperança de retornar aos tempos de maior relevância na categoria, a tradicional equipe britânica iniciou 2024 com esperanças de incomodar verdadeiramente a Red Bull Racing, mas vê a Ferrari mais próxima desse objetivo nesse início de temporada.
Em entrevista recente divulgada pelo portal RacingNews365, Lando Norris explicou que o progresso da Ferrari nesta temporada representa, por exemplo, uma forte ameaça às chances da McLaren de retornar ao pódio no Grande Prêmio do Japão, no próximo fim de semana.
Leia também:
– Piastri acredita em acerto da McLaren ao ceder posição a Norris
– Zak Brown acerta renovação de contrato com a McLaren
Na temporada passada, a McLaren garantiu então um pódio duplo em Suzuka, com Norris e seu colega de equipe, Oscar Piastri, terminando em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Apesar dos cenários distintos, isso não faz tanto tempo como de costume, visto que o último GP do Japão ocorreu em setembro e a prova em Suzuka foi antecipada para o início de abril em 2024.
Nesta temporada, o piloto britânico conquistou seu primeiro pódio na última corrida, o GP da Austrália, garantindo o terceiro lugar atrás de uma surpreendente dobradinha da Ferrari, liderada pelo seu ex-companheiro de equipe pela McLaren, Carlos Sainz.
Norris não espera por pódio no Japão
Quando questionado se espera conquistar mais um pódio em Suzuka, Norris respondeu de forma sincera: “Na verdade, não. Acho que se você olhar para aqui (na Austrália) no ano passado não fomos péssimos, considerando o carro que tínhamos. Agora voltamos com um bom carro e mostramos o que podemos fazer, mas acho que este sempre será um bom fim de semana para nós“.
Mesmo enaltecendo a evolução de sua equipe para essa temporada, Lando deixou claro que o desafio é muito mais sobre o bom rendimento da Ferrari do que o que a McLaren pode de fato entregar no Japão.
“O problema é que a Ferrari melhorou muito a sua alta velocidade e era contra isso que lutavam no ano passado. É por isso que eles conseguiram dar um passo tão bom à frente“; analisou Norris.
Apesar da sinceridade, o britânico não se dá por vencido e deixa claro que, apesar do desafio em bater de frente com Red Bull e Ferrari, o objetivo segue sendo repetir o desempenho da corrida do ano passado.
“Acho que ainda podemos ter um bom fim de semana. Ainda podemos esperar por isso. E eu adoraria dizer que se conseguirmos colocar dois carros no pódio novamente, será um ótimo fim de semana“; revelou. “Mas acho que temos mais dois carros este ano com os quais estamos competindo nesses tipos de circuitos, não apenas o Max (Verstappen)“; encerrou Lando Norris.