in

Oliver Bearman se tornará o piloto mais jovem da história da Ferrari

Automobilista britânico de 18 anos, Oliver Bearman irá substituir Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita deste fim de semana

Oliver Bearman substitui Carlos Sainz na F1
Oliver Bearman substitui Carlos Sainz na F1 (Divulgação/X @OllieBearman)

Em virtude de uma crise de apendicite de Carlos Sainz, o espanhol será desfalque da Ferrari no GP da Arábia Saudita. Seu substituto será Oliver Bearman. Piloto reserva da equipe de Maranello, a revelação da Fórmula 2 será o 97º automobilista a defender a histórica escuderia vermelha na Fórmula 1. O número utilizado será o 34.

Aos 18 anos, o britânico se torna o mais jovem da história da Ferrari em sete décadas do campeonato. Oliver Bearman superará o mexicano Ricardo Rodríguez de la Vega, que atuou no GP da Itália de 1961 pela Scuderia aos 19 anos e 208 dias.

O piloto latino-americano morreria no ano seguinte, em um teste privado com a Lotus numa batida provocada por uma falha nos freios. Rodríguez havia disputado cinco corridas da Fórmula 1 em 1962, sendo o mais novo da história da competição a perder a vida nas pistas, com somente 20 anos.

Oliver Bearman é o primeiro britânico da Ferrari em 25 anos e o 12º do Reino Unido na história da Scuderia. O último havia sido Eddie Irvine, que foi parceiro de Michael Schumacher entre 1996 e 1999.

Oliver Bearman largará na sexta fila

Por muito pouco, Oliver Bearman não conseguiu a vaga no Q3 do treino oficial desta sexta (8) para a definição do grid de largada do GP da Arábia Saudita. Na disputa pela 10ª colocação com Lewis Hamilton ao fim do Q2, o veterano da Mercedes, que ocupará o assento da revelação da Ferrari no ano que vem, levou a melhor por apenas 36 centésimos.

O jovem britânico havia obtido a pole da etapa da Arábia Saudita na Fórmula 2, mas irá abrir mão da corrida para estrear na F1. Bearman só descobriu que iria substituir Sainz na Ferrari na manhã de hoje (8). No ano passado, se classificou em sexto lugar no Campeonato Mundial de Fórmula 2, defendendo a Prema Racing.

“Que oportunidade incrível, é claro. Melhoras para Carlos em sua recuperação, mas é um momento incrível para mim”, declarou Bearman depois da sessão de classificação, ressaltando que o objetivo é pontuar em sua estreia na Fórmula 1. “Quero aumentar minha quilometragem, ganhar experiência, é minha primeira corrida. Essa é uma pista difícil”.

Bearman ira abrir a sexta fila, largando na 11ª colocação do GP da Arábia Saudita deste sábado (9). A pole position será de Max Verstappen, na corrida no circuito de Jeddah-Corniche que terá início às 14h (horário de Brasília).

Comentários

Loading…

GP da Arábia Saudita de F1 será neste sábado

Max Verstappen crava pole do GP da Arábia Saudita de F1

Piloto Farben Marçal Muller abre temporada 2024 da Porsche Cup a menos de 0.1s do melhor tempo do dia em Goiânia