in

Pai de Max Verstappen fala sobre carreira na Fórmula 1: “Sem muita satisfação”

Diferentemente de seu filho, Jos teve pouco prestígio na categoria e sequer ganhou uma corrida

Max Verstappen e Jos Verstappen, Fórmula 1
Max e Jos Verstappen (Reprodução / X - @Max33Verstappen)

Em fim de semana de GP da Hungria, Max Verstappen, da Red Bull, tem uma ligação com o circuito mesmo antes de nascer. Há 30 anos, seu pai, Jos, conseguiu seu primeiro pódio na Fórmula 1 nesta pista, ficando com o 3º lugar.

F1 AO VIVO: horários e programação do GP da Hungria

O holandês fez sua temporada de estreia na categoria pela antiga Benetton, sendo reserva de Michael Schumacher e Jyrki Järvilehto. O companheiro do alemão teve alguns problemas ao longo do calendário e Jos recebeu oportunidades. Com isso, obteve a 3ª posição em Budapeste e na Bélgica.

Esses foram os melhores resultados de Verstappen pai na Fórmula 1. Alternando entre titular e suplente em diversas equipes até 2003, o ex-piloto nunca ganhou uma corrida.

Em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf, Jos refletiu sobre sua carreira e citou seu filho, atual tricampeão da categoria. “Eu certamente não olho para minha carreira na Fórmula 1 com muita satisfação. Acho que eu estava na posição errada no lugar errado. Tudo é mais fácil em retrospecto. Eu comecei em uma equipe de ponta (Benetton) e isso talvez não tenha sido o ideal. Mas ao mesmo tempo, dizer ‘não’ para tamanha oportunidade. Tenho certeza de que fui bom o suficiente para a Fórmula 1. Mas agora eu duvido se eu também tinha qualidades suficientes para me tornar um campeão mundial. Especialmente quando vejo Max dirigindo agora, às vezes eu me pergunto se eu era bom o suficiente”, relatou.

Fora das pistas, Jos se tornou figura polêmica ao alfinetar nomes de peso dos bastidores da Red Bull, como Adrian Newey, projetista de saída da escuderia, e Christian Horner, chefe de equipe.

Temporada da F1

De olho no tetra consecutivo, Verstappen lidera o ano com 255 pontos. O vice é Lando Norris, da McLaren, com 171. O holandês, vencedor das últimas duas edições, e os demais corredores disputam a prova principal do GP da Hungria neste domingo (21), às 10h O prodígio da RBR largará em 3º.

Escrito por Guilherme Papa

Comentários

Loading…

Adrian Newey, da Red Bull

Exigências ‘astronômicas’ de Adrian Newey atrapalham acordo com a Ferrari 

Helmut Marko sai em defesa de Mick Schumacher contra Guenther Steiner, Fórmula 1

Marko ataca Steiner por demissão de Mick Schumacher: “O tratou de forma injusta”