Fornecedora de pneus da Fórmula 1, a Pirelli deve encarar a concorrência da rival Bridgestone na briga pelo contrato oficial da FIA a partir de 2025. Nos bastidores, a entidade que rege a principal categoria do automobilismo abriu no início deste ano, o processo de licitação para negociar o contrato de fornecimento de pneus, e a marca italiana não estará sozinha no páreo.
O período do próximo contrato contempla o período de 2025 a 2027, com a possibilidade de prorrogação até 2028. O prazo para apresentar propostas foi concluído no último dia 15 de maio. Agora, a FIA irá avaliar as ofertas e posteriormente vai revelar quais empresas apresentaram proposituras. A previsão é de anúncio no dia 16 de junho.
Apesar da oficialização ainda não ter sido feita pela entidade, especula-se que Pirelli e Bridgestone estão na disputa. As empresas que foram aprovadas nesta etapa inicial da FIA irão para a fase seguinte, discutindo diretamente com o detentor dos direitos da Fórmula 1.
PIRELLI E A ANTIGA CONCORRÊNCIA
No processo de licitação do contrato que está vigente (2020 a 2023), a Pirelli enfrentou a marca sul-coreana Hankook. Em decorrência dos atrasos na introdução dos novos regulamentos técnicos que foram impactados pela pandemia da Covid-19, a FIA ofertou mais um ano de prorrogação de vínculo, que agora se encerra em dezembro de 2024.
Apontada como concorrente da Pirelli neste novo processo de licitação, a Bridgestone esteve na categoria pela última vez entre os anos de 1997 e 2010, se tornando exclusivo em 2007, quando a Michelin abandonou a F1.
AGENDA DA F1
Depois do GP de Barcelona, realizado no último final de semana, a Fórmula 1 volta às atividades entre os dias 16 e 18 de junho, com o circuito Gilles Villeneuve, no Canadá. A prova está marcada para o domingo (18), às 15h (de Brasília).