in

Pirelli deve ganhar concorrente de peso na F1 em distribuição de pneus

FIA ainda não oficializou quais empresas apresentaram propostas na Fórmula 1, mas rumores indicam concorrência para Pirelli

Pirelli
Reprodução

Fornecedora de pneus da Fórmula 1, a Pirelli deve encarar a concorrência da rival Bridgestone na briga pelo contrato oficial da FIA a partir de 2025. Nos bastidores, a entidade que rege a principal categoria do automobilismo abriu no início deste ano, o processo de licitação para negociar o contrato de fornecimento de pneus, e a marca italiana não estará sozinha no páreo.

O período do próximo contrato contempla o período de 2025 a 2027, com a possibilidade de prorrogação até 2028. O prazo para apresentar propostas foi concluído no último dia 15 de maio. Agora, a FIA irá avaliar as ofertas e posteriormente vai revelar quais empresas apresentaram proposituras. A previsão é de anúncio no dia 16 de junho.

Apesar da oficialização ainda não ter sido feita pela entidade, especula-se que Pirelli e Bridgestone estão na disputa. As empresas que foram aprovadas nesta etapa inicial da FIA irão para a fase seguinte, discutindo diretamente com o detentor dos direitos da Fórmula 1.

PIRELLI E A ANTIGA CONCORRÊNCIA

No processo de licitação do contrato que está vigente (2020 a 2023), a Pirelli enfrentou a marca sul-coreana Hankook. Em decorrência dos atrasos na introdução dos novos regulamentos técnicos que foram impactados pela pandemia da Covid-19, a FIA ofertou mais um ano de prorrogação de vínculo, que agora se encerra em dezembro de 2024.

Apontada como concorrente da Pirelli neste novo processo de licitação, a Bridgestone esteve na categoria pela última vez entre os anos de 1997 e 2010, se tornando exclusivo em 2007, quando a Michelin abandonou a F1.

AGENDA DA F1

Depois do GP de Barcelona, realizado no último final de semana, a Fórmula 1 volta às atividades entre os dias 16 e 18 de junho, com o circuito Gilles Villeneuve, no Canadá. A prova está marcada para o domingo (18), às 15h (de Brasília).

Avatar

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

Pierre Louis Loubet lamenta desempenho na Sardenha e mira no Rally do Quênia

GP de Mugello

GP de Mugello: Miguel Oliveira e Fernández aguardam liberação do médicos