in

Confira quais são os pitstops mais rápidos da temporada 2023 da Fórmula 1

Ferrari, Fórmula 1
Reprodução/Twitter Ferrari

As equipes de Fórmula 1 tentam economizar o máximo de tempo possível em todas as áreas. Esse também é o caso em relação aos pit stops. As paradas estão cada vez mais rápidas e importantes para o desempenho final dos pilotos nas corridas.

Depois que o reabastecimento durante as trocas de pneus foi proibido a partir de 2010, os pit stops ficaram muito mais rápidos. Enquanto antes de 2010 os pilotos quase sempre paravam entre seis e dez segundos com sua equipe de box para comprar pneus novos e mais combustível, os tempos de pit stop caíram para menos de três segundos pouco depois dessa mudança. Desde então, os pit stops só ficaram mais rápidos.

Posteriormente, a introdução do Prêmio DHL Fastest Pitstop em 2015 significou que os tempos de pit stop foram registrados com mais seriedade do que no passado. Em 2023, pit stops de cerca de dois segundos são a regra e não a exceção, apesar do fato de que os carros da Fórmula 1 estão com aros maiores – e, portanto, consideravelmente mais pesados ​​– desde 2022.

Ao final de cada temporada da Fórmula 1, um prêmio é entregue à equipe que realizou os melhores pitstops naquele ano: o DHL Fastest Pitstop Award. O prêmio foi criado em 2015. Nos dois primeiros anos de existência, o prêmio foi concedido à equipe que mais fez o pit stop mais rápido.

Isso foi seguido por uma mudança para um sistema no qual as equipes poderiam ganhar pontos de acordo com a mesma fórmula de distribuição usada para o campeonato de F1 (25 pontos para a parada mais rápida para 1 ponto para a décima troca de pneu mais rápida).

Por exemplo, em 2022, a McLaren foi a primeira equipe a registrar um pit stop de menos de dois segundos sob os novos regulamentos. No entanto, isso não foi suficiente para bater o recorde oficial da Red Bull Racing: em 2018, a equipe austríaca no GP do Brasil precisou de apenas 1,82 segundo para a troca de pneus.

Desde então, a Red Bull Racing foi coroada a líder absoluta em termos de pit stops. Em 2018, a equipe conquistou pela primeira vez o prêmio Fastest Pitstop, marcando o início de uma sequência de cinco vitórias consecutivas.

Também em 2022, a equipe de pit da Red Bull foi a melhor de toda a temporada, embora tenha que deixar o pit stop mais rápido do ano para a McLaren. As três primeiras edições do prêmio foram conquistadas por Ferrari, Williams e Mercedes, respectivamente.

Fórmula 1: Pit stops mais rápidos de 2023

 Red Bull Racing  Sergio Perez 1,98  GP da Hungria
 Red Bull Racing  Sergio Perez 2,07  GP da Espanha
Ferrari  Charles Leclerc 2,10  GP da Arábia Saudita
 McLaren  Lando Norris 2,10  GP da Áustraia
 Red Bull Racing  Sergio Perez 2,11  GP da Austrália
 Red Bull Racing  Sergio Perez 2,15  GP de Mônaco
 Ferrari  Charles Leclerc 2,19  GP da Bélgica
 Ferrari  Carlos Sainz 2,21  GP de Miami
 Ferrari  Charles Leclerc 2,22  GP de Bahrein
 Red Bull Racing  Sergio Perez 2,23  GP do Canada

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

FIA anuncia calendário de 2024 da Fórmula 3

Nyck De Vries, hoje piloto da Mahindra, nos tempos de AlphaTauri

Novos Ares? Nyck de Vries é especulado na IndyCar