Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), abriu as portas para Michael Masi retomar o cargo de diretor da Fórmula 1. O australiano foi afastado do cargo após ele interferir no resultado da disputa do título entre Lewis Hamilton e Max Verstappen em 2021. Naquela temporada, o piloto holandês superou a Mercedes e conquistou seu primeiro título mundial da categoria.
Ben Sulayem, entretanto, acredita ser de bom tom recontratar Masi para o cargo de diretor de provas da Fórmula 1 caso necessário. O presidente da FIA, que ainda não estava no cargo quando a polêmica aconteceu durante do GP de Abu Dhabi de 2021, defendeu o australiano.
“Eu sempre peço desculpas, mas não posso pedir desculpas por algo que foi feito antes da minha chegada. OK, eu vou me desculpar, mas vou trazer Michael Masi novamente. Você acha que isso é uma coisa boa?”, questionou Sulayem.
“O pobre homem é uma pessoa que foi atacada e abusada. Michael Masi passou por um inferno. Inferno! E se eu perceber que há uma oportunidade que a FIA precisa e que Michael Masi é a pessoa certa, eu o trarei”, acrescentou o mandatário.
+ Presidente da FIA se defende das acusações de sexismo: “É tudo o que eles têm contra mim”
Questionado sobre a possibilidade de alterar os resultados do campeonato de 2021 após a confirmação dos erros de Michael Masi, Ben Sulayem descartou. “Houve até pessoas que ameaçaram me matar porque eu tinha o poder de mudar as coisas. Mas eu disse a eles : ‘Desculpe, a Copa do Mundo de 1966, Inglaterra contra Alemanha, estava tudo bem? Eles mudaram o resultado? Não. Eles deram o título para a Alemanha? Não”, completou.
Desafeto de Toto Wolff:
Às vésperas do GP de Abu Dhabi nesta temporada, Toto Wolff não perdeu a oportunidade de alfinetar Michael Masi. A Mercedes estava disputando o vice-campeonato de construtores com a Mercedes na última corrida do ano. Nesse cenário, o chefe da equipe de Brackley foi questionado sobre o palco emblemático da polêmica de 2021.
“Acho que estamos chegando lá praticamente empatados em pontos. Com um diretor de corrida adequado, tudo deve ficar bem”, disse Wolff, alfinetando Masi, em entrevista ao site Racefans.net.
Vale lembrar que após uma série de protestos, a FIA concluiu que o GP de Abu Dhabi de 2021 foi afetado “por erros humanos” de Michael Masi. A entidade anunciou a saída do ex-diretor em julho de 2022. Atualmente, Masi é presidente da Comissão do Supercars.