O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, se reuniu com Elon Musk durante o fim de semana do Grande Prêmio de Miami para discutir sobre o abuso online.
Musk assumiu o Twitter em outubro do ano passado e parte de suas reformas planejadas para a mídia social é permitir uma maior liberdade de expressão, que recebeu algumas reações negativas de usuários. Segundo eles, isso permitirá mais discurso abusivo na plataforma.
A FIA, aliás, se tornou o primeiro órgão regulador do esporte a lançar o próprio centro de pesquisa dedicado ao ódio online no ano passado. Na ocasião, lançou um documento intitulado “Uma resposta estratégica ao discurso de ódio online no esporte”.
O documento estabelece o que chama de “abordagem sustentada e colaborativa”, que o corpo diretivo adotará para enfrentar excessos online. A ideia é usar a tecnologia de IA para moderar o conteúdo nos canais sociais.
Em um período de teste, a Mercedes descobriu que os comentários tóxicos e indesejados foram reduzidos em cerca de 70% em seus canais de mídia social.
Palavras do presidente da FIA
Ben Sulayem escreveu no Twitter: “Ótimo conhecer Elon Musk no GP de Miami e discutir nossos esforços mútuos para combater o abuso online.” Musk também foi visto na garagem da Red Bull no sábado antes da classificação para a corrida, onde conversou com Christian Horner junto com os pilotos Max Verstappen e Sergio Pérez.
Quanto à prova, os pilotos da Red Bull fizeram mais uma dobradinha no ano; Fernando Alonso terminou em terceiro lugar. Verstappen lidera a tabela de pilotos com 119 pontos, seguido por Pérez aos 105. A RBR acumula 224 entre os construtores, ao passo que a Aston Martin pontua 102.
A próxima da categoria corrida é dia 21. O Grande Prêmio da Emilia-Romagna acontece no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, às 10h (horário de Brasília).