A Mercedes fez mais uma temporada muito abaixo do esperado, e chega na última corrida da temporada brincando apenas pelo vice-campeonato de construtores. Ademais, a equipe de Brackley pode encerrar o ano sem uma vitória sequer no ano da Fórmula 1. Para o ex-piloto Ralf Schumacher, um dos problemas pode ser Toto Wolff, o chefe da equipe.
Para Schumacher, Toto Wolff demonstrou muito tédio e distração ao longo de toda a temporada. E nesse cenário, faz parecer que a Mercedes está sem completamente sem rumo na Fórmula 1.
“Às vezes, temos um Toto Wolff em uma entrevista conosco, na qual ele passa uma impressão entediada ou perturbada; ultimamente, ele até passa uma impressão muito distraída. Tenho a sensação de que, embora a equipe não vá desmoronar imediatamente, ela está sem rumo. E os dois pilotos também não parecem se importar”, disse Ralf Schumacher em comentário feito para a Sky Sports alemã.
George Russell também foi alvo de críticas de Ralf Schumacher. “George mal consegue controlar seus nervos. Ele comete muitos erros e dirige de forma muito agressiva”, ponderou o alemão, avisando que ainda há muito trabalho a ser feito pela Mercedes.
+ Toto Wolff alfineta ex-diretor de corrida da Fórmula 1: “Agora temos um de verdade”
A Mercedes chega para o GP de Abu Dhabi com Lewis Hamilton garantido como terceiro colocado no campeonato de pilotos. O heptacampeão, entretanto, pode terminar sua segunda temporada consecutivas sem vitórias se não chegar ao degrau mais alto do pódio nos Emirados Árabes.
George Russell, que também não venceu nenhuma corrida em 2023, é o oitavo colocado na classificação de pilotos. O britânico tem 160 pontos, e não pode mais ser ultrapassado por Oscar Pastri, novo colocado com 89 pontos.
Na briga pelo vice-campeonato de construtores, a vantagem da Mercedes para a Ferrari é de apenas quatro pontos. Ou seja, a equipe precisa fazer uma boa corrida para garantir a segunda colocação.