O tricampeonato de Max Verstappen tem tudo para ser sacramentado já neste sábado (07). Basta o holandês obter um sexto lugar na corrida sprint do GP do Catar daqui a pouco, a partir das 14h30 (horário de Brasília). O holandês da Red Bull pode repetir o feito de outros quatro pilotos ao longo da história da Fórmula 1.
Se Max Verstappen confirmar o título hoje (07), não será o primeiro a ser campeão antes do domingo. Outros quatro automobilistas se consagraram num sábado e até mesmo na sexta-feira: Jack Brabham, Graham Hill, Keke Rosberg e Nelson Piquet.
Jack Brabham foi o primeiro a obter o feito na Fórmula 1, em 1959. A última corrida daquela temporada foi num sábado, em 12 de dezembro. O australiano foi o quarto colocado do GP dos Estados Unidos, disputado em Sebring. O fim da prova foi bastante curioso. Depois de liderar praticamente todas as voltas, na última o carro ficou sem gasolina a 400 metros da linha de chegada. Brabham foi ultrapassado por três adversários e precisou empurrar o veículo até a bandeirada.
Três anos depois, foi a vez de Graham Hill. O britânico se sagrou campeão mundial de Fórmula 1 em 1962. A corrida final também aconteceu num sábado, na África do Sul, em 29 de dezembro. Hill contou com a sorte, pois seu maior rival, o compatriota Jim Clark, abandonou a prova depois de liderar por 61 voltas. Graham Hill herdou a vitória e seu primeiro título mundial.
Em 1982, Keke Rosberg conquistaria seu único campeonato de Fórmula 1 em 25 de setembro, um sábado. O GP de Caesars Palace, em Las Vegas, foi a última etapa daquela temporada. Mesmo terminando a prova na quinta colocação, atingiu a pontuação suficiente para ser campeão.
Nelson Piquet nunca foi campeão da Fórmula 1 num domingo
Nelson Piquet obteve uma façanha que provavelmente nunca mais será repetida. Dos três títulos mundiais de Fórmula 1 do brasileiro, nenhum foi comemorado num domingo. O hoje sogro de Max Verstappen foi campeão pela primeira vez num sábado em 1981, também em Las Vegas, com um quinto lugar em 17 de outubro.
Dois anos depois, Piquet foi bicampeão no GP da África do Sul, em 15 de outubro de 1983, em Kyalami. O brasileiro da Brabham ficou em terceiro lugar, com o abandono de Alain Prost, seu maior rival pelo título, garantindo a nova conquista.
Por fim, Piquet conseguiu o tricampeonato em 1987 numa sexta-feira, em 30 de outubro. No primeiro treino classificatório para o GP do Japão em Suzuka, a penúltima etapa daquele ano, Nigel Mansell sofreu um acidente que o impediu de correr. O Leão era o principal oponente do brasileiro.