Até essa temporada, a Alfa Romeo era responsável pela Sauber dentro da F1. No entanto, agora, os suíços pretendem sair do segundo plano e devem assumir um papel mais proeminente na gestão da equipe em 2024 e 2025.
Enquanto o time se manterá com os mesmos pilotos, ou seja, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, o seu nome passará por uma alteração. Assim, antes conhecida como Alfa Romeo, o time funcionará sob o nome de ‘Stake F1 Team Kick Sauber’ nas duas próximas temporadas.
De forma resumida, a empresa de jogos de azar online Stake é a patrocinadora principal da entrada da Sauber. Por outro lado, a entidade de streaming Kick.com irá patrocinar o chassi. Como já dito, esse nome irá durar apenas por duas temporadas. O motivo disso é que a Audi, que comprou a Sauber, irá assumir a propriedade total apenas em 2026. Curiosamente, vale observar que nesse mesmo ano teremos a implementação de novos regulamentos na Fórmula 1.
Também é interessante lembrar que a aquisição da Audi acabou indicando o fim do envolvimento com a Alfa Romeo. Neste ano, a equipe acabou terminando em nono lugar na classificação de construtores da F1, somente quatro pontos acima do último colocado, a Haas.
Por fim, a empresa suíça espera que essa reformulação da marca possa ser o primeiro passo para obter mais sucesso no futuro. Isso sem mencionar que em 2026, quando a potência Audi entrar em cena, motoristas de alto nível já estarão vinculados ao projeto.
Chefe de equipe da Sauber confirma Audi na Fórmula 1
Há pouco tempo surgiu rumores de que a Audi poderia estar desistindo de entrar na F1. Contudo, Alessandro Alunni Bravi, chefe de equipe da Sauber, negou que o interesse da Audi na principal categoria do automobilismo estivesse oscilando.
“O motivo da falta de comunicação é simples. Nós somos a Alfa Romeo F1 Team Stake. Portanto, até o final do ano, temos certas limitações para nos comunicarmos sobre a equipe, sobre o futuro, sobre o envolvimento da Audi, e respeitamos totalmente a Alfa Romeo por isso. Não queremos fazer nenhum tipo de anúncio ou mais do que o estritamente relacionado à corrida e ao campeonato. O compromisso, como eu disse, existe”, comentou Bravi.