Sergio Pérez confirmou o vice-campeonato da Fórmula 1 2023 ao garantir o terceiro lugar no GP de Las Vegas, neste domingo (19). O piloto mexicano ainda disputava a posição na tabela de classificação com o heptacampeão Lewis Hamilton. O inglês, contudo, foi apenas sétimo colocado na corrida noturna.
Com o vice de Checo Pérez, a Red Bull Racing confirmou seu domínio na Fórmula 1 com um ano perfeito. A equipe austríaca ficou com o campeonato de construtores e viu Max Verstappen celebrar o tricampeonato consecutivo.
+ Pérez fica surpreso com ultrapassagem de Leclerc no GP de Las Vegas: “Não esperava”
“É obviamente um bom momento, pessoalmente, porque a temporada tem sido muito difícil em alguns momentos. Tínhamos um carro muito forte, mas o carro não estava saindo das minhas mãos. Acho que o que mais me marcou neste ano foi o fato de eu não ter me despedaçado e ter conseguido voltar com força e fazer o trabalho”, disse Pérez após o vice-campeonato.
“Você sabe, foi um ano desafiador. Começou muito bem, lutando pelo campeonato. Mas depois, acho que em Barcelona. Tínhamos um carro dominante, mas eu simplesmente não consegui configurá-lo corretamente”, completou o mexicano.
Vale lembrar que Pérez enfrentava forte pressão nos bastidores da Red Bull para garantir o vice-campeonato. A vaga na equipe austríaca, inclusive, estava sendo colocada em risco caso isso não acontecesse. O mexicano tem contrato com a RBR até o fim de 2024, mas foi alvo de diversos rumores sobre seu futuro na categoria.
Após o GP de Las Vegas, Max Verstappen, que venceu a corrida, chegou a 549 pontos na tabela de classificação. O holandês acumula 18 vitórias e 20 pódios na atual temporada até o momento. Sergio Pérez alcançou a marca de 273 pontos, com duas vitórias e nove pódios. Lewis Hamilton, terceiro lugar no campeonato, tem 232 pontos.
A Fórmula 1 retorna em 26 de novembro para o GP de Abu Dhabi, o último da atual temporada.