in

Stella projeta McLaren após atuação de Norris na China: “Podemos chegar à Red Bull”

Chefe da McLaren, Andrea Stella reforçou evolução da tradicional escuderia britânica na perseguição à equipe austríaca

Andrea Stella, chefe da McLaren
Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren (Divulgação / FIA)

No GP da China do último domingo (21), a McLaren pela primeira vez superou a Ferrari na temporada da Fórmula 1. Lando Norris terminou na segunda posição em Xangai, se situando entre os dois carros da Red Bull com o vencedor Max Verstappen e o terceiro colocado Sergio Pérez completando o pódio.

Geralmente a equipe que mais busca se aproximar da escuderia austríaca, a Ferrari, que já conquistou uma dobradinha na temporada, ficou de fora do top-3 pela primeira vez em 2024. Charles Leclerc terminou em quarto na China e Carlos Sainz se classificou na quinta colocação.

Na opinião de Andrea Stella, a McLaren está conseguindo uma ascensão maior do que as rivais desde 2023. Entretanto, o chefão do time britânico pontuou que a Red Bull realiza um investimento pesado através da suspensão de projetos inovadores para o modelo RB20.

Dessa forma, o chefe da McLaren está confiante de que a equipe papaya poderá se tornar o segundo time da Fórmula 1, suplantando a Ferrari em breve.

“Se considerarmos o período de 12 meses, desenvolvemos mais do que qualquer outra pessoa, obviamente”, declarou Stella, reconhecendo que a McLaren teria ‘perdido terreno’ com a superioridade da escuderia das bebidas energéticas.

“A Red Bull não se desenvolveu muito no ano passado. Claramente, eles estavam trabalhando bastante porque inovaram dramaticamente o carro”, analisou o chefe da McLaren. “Para inovar o carro como eles fizeram, são necessários meses de redesenho. Então, acho que eles estavam fazendo todo esse trabalho e quando chegaram com o carro novo foi um grande passo”.

Stella valoriza evolução da McLaren a longo prazo

Andrea Stella ressaltou que a McLaren teve mais progressos do que a Red Bull em 2023, frisando que a equipe austríaca realizou poucos investimentos até a temporada passada. “Por isso que acho que precisamos olhar as coisas no longo prazo. No longo período, estamos em uma trajetória forte. Para mim, isso também é o que dizemos internamente”, disse o engenheiro italiano.

Por fim, Stella reforçou a ambição de buscar as vitórias e o topo na Fórmula 1. “Se mantivermos esta trajetória de desenvolvimento durante os próximos 12 meses, por que não? Podemos chegar à Red Bull”, finalizou.

A McLaren é a terceira colocada no Mundial de Construtores da Fórmula 1, com 96 pontos. A equipe ainda está distante da Ferrari, aparecendo com 151 em segundo. A liderança é da Red Bull, que soma 195 pontos. A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP de Miami, no dia 5 de maio.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Nico Rosberg

Nico Rosberg relembra acidente com Hamilton e revela punição

Carlos Sainz, piloto da Ferrari

F1 hoje: Audi quer contratar Carlos Sainz, mas o espanhol ainda não tomou uma decisão para 2025