A temporada 2023 da Fórmula 1 protagonizou neste domingo (05) a disputa do GP de Interlagos, a 20ª prova no ano. Mais uma vez brilhou a estrela de Max Verstappen. Tricampeão da categoria com seis provas de antecedência, o holandês cravou o 17º triunfo em uma campanha arrebatadora. Na disputa pelo vice-campeonato, Sergio Pérez conseguiu dar uma boa cartada no pleito contra Lewis Hamilton.
Apesar de ter perdido o terceiro lugar em batalha épica com o experiente Fernando Alonso, da Aston Martin, Checo conseguiu abrir a diferença de 20 para 32 pontos, em relação ao britânico, restando apenas duas provas para o fechamento da temporada.
Apesar da forte expectativa e da identificação máxima com o GP de Interlagos e com o Brasil, Hamilton amargou uma oitava posição, repetindo assim o resultado ruim que já tinha registrado no dia anterior durante a sprint race.
Avassalador na segunda metade da temporada, Lando Norris foi o segundo colocado no GP de Interlagos e chegou aos 195 pontos, ultrapassando Carlos Sainz, da Ferrari, na briga pelo quinto lugar no Mundial de Pilotos.
FÓRMULA 1 – CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS
- Max Verstappen (RBR) – 524 pontos
- Sergio Pérez (RBR) – 258 pontos
- Lewis Hamilton (Mercedes) – 226 pontos
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 198 pontos
- Lando Norris (McLaren) – 195 pontos
- Carlos Sainz (Ferrari) – 192 pontos
- Charles Leclerc (Ferrari) – 170 pontos
- George Russell (Mercedes) – 156 pontos
- Oscar Piastri (McLaren) – 87 pontos
- Lance Stroll (Aston Martin) – 63 pontos
- Gasly (Alpine) – 62 pontos
- Esteban Ocon (Alpine) – 46 pontos
- Alexander Albon (Williams) – 27 pontos
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 13 pontos
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 10 pontos
- Nico Hulkenberg (Haas) – 9 pontos
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – 6 pontos
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – 6 pontos
- Kevin Magnussen (Haas) – 3 pontos
- Liam Lawson (AlphaTauri) – 2 pontos
- Logan Sargeant (Williams) – 1 ponto
- Nyck de Vries (AlphaTauri) – 0 ponto
VERSTAPPEN CELEBRA VITÓRIA NO GP DE INTERLAGOS
Depois de alcançar mais um triunfo na temporada, o 17º em 20 corridas realizadas, o tricampeão do mundo, Max Verstappen, analisou o desempenho em solo brasileiro, e destacou a importância da administração no desgaste dos pneus.
“Foi bom, parece fácil por fora, mas por quase todas as sequências, Lando estava igual a mim em tempos de volta. Claro, lidamos melhor com o desgaste dos pneus. Tive que focar bastante e não pude cometer erros, e isso não é o mais fácil de se fazer aqui. Fomos bem em todas áreas, estou muito feliz com isso”, analisou Verstappen, já analisando a prova que sucede o GP de Interlagos na temporada 2023, o novato GP de Las Vegas.
“Vai ser muito diferente daqui. Muito mais frio, vamos ver como vai ser. Novo para todo mundo. Com certeza, será cheia de surpresas”, pontuou o piloto da RBR.