in

Verstappen critica nova regra da Fórmula 1: “Extremamente perigosa”

Tricampeão mundial, Max Verstappen questiona mudanças no regulamento de pit lane durante a sessão de classificação

(Photo by Lars Baron/Getty Images)

Max Verstappen venceu 17 das 20 provas da temporada da Fórmula 1, incluindo o GP do Brasil do último domingo (05). Mas o tricampeão mundial tem se mostrado preocupado com as novas regras de pit lane, implementadas em 2023. Nelas, os pilotos não podem realizar paradas desnecessárias na via rápida de saída para a pista principal.

Durante a corrida sprint e a qualificação, os pilotos têm a opção de criar um espaço entre as luzes de saída dos boxes e a linha. No entanto, a manobra só pode ser realizada com o deslocamento para a esquerda, permitindo que outros competidores realizem a ultrapassagem no lado direito. As normas estão descritas pela FIA no Artigo 33.4 do Regulamento da Fórmula 1.

“É uma bagunça a cada qualificação”, protestou Verstappen

O holandês da Red Bull contestou a medida, questionando a segurança dos pilotos no local. “Foi absolutamente terrível. Nesta pista [em Interlagos], você tem uma saída de box bastante longa e há algumas paredes. Mas em algumas outras pistas, se implementarmos isso, você estará dirigindo muito lentamente em uma reta onde as pessoas estão passando a mais de 300 [km/h]. E talvez você esteja dirigindo a 15, 20 para abrir uma lacuna, o que é extremamente perigoso“, opinou Max Verstappen.

Desse modo, o tricampeão mundial afirma que a desaceleração drástica dos carros na saída do pit lane é um risco para os pilotos e também para os profissionais envolvidos na Fórmula 1.

Para mim, isso não funciona. Isso só cria ainda mais problemas. Quero dizer, veja o que estava acontecendo [na qualificação]. Pessoas indo para a grama, inclusive eu, para tentar ultrapassar os carros. É uma bagunça a cada qualificação, você tem cerca de seis a oito carros sendo notados por dirigirem muito devagar com o tempo mínimo. Não sei o que estamos tentando alcançar“, reclamou Verstappen.

Restam duas corridas para o término da temporada 2023 da Fórmula 1. O GP de Las Vegas acontecerá em 19 de novembro. Já no próximo dia 26, o GP de Abu Dhabi encerra o campeonato.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Mercedes ainda não detectou o que deu errado no GP do Brasil de Fórmula 1

Andretti Cadillac

General Motors só chegará à Fórmula 1 se for pela Andretti; entenda