in

Em busca do tricampeonato, Verstappen dispara: “Já fiz tudo o que queria fazer na Fórmula 1”

Atual bicampeão, Verstappen admite que hoje já não tem as mesmas preocupações do início da carreira

Verstappen, Red Bull
Reprdoução/Red Bull Content Pool

Max Verstappen lidera o Mundial de Fórmula 1 2023 com sobras. Com 170 pontos, o holandês já da indícios de que tem tudo para conquistar o tricampeonato da categoria. Contudo, tem chamado atenção as recentes declarações do piloto da Red Bull sobre seu futuro no automobilismo. 

Em uma entrevista ao The Times, Verstappen afirmou que não se vê correndo por muito mais tempo na Fórmula 1. Perguntado se ainda está preocupado com alguma coisa na categoria, a resposta foi direta.

Nada mais. Inicialmente, quando entrei na Fórmula 1, o que me preocupava era: será que vou conseguir um carro que me permita mostrar o que posso fazer? Felizmente, consegui essa posição. Será que agora tudo vai por água abaixo? Não importa – eu já fiz tudo o que queria fazer na Fórmula 1“, disse Verstappen.

Dono do recorde de piloto mais jovem a participar de uma corrida da categoria, Verstappen ainda pode se tornar o piloto mais experiente da história. Se repetir Fernando Alonso, que segue na ativa aos 42 anos de idade, por exemplo, ele poderá completar 25 temporadas. 

Embora as declarações chamem atenção, vale lembrar que o holandês tem contrato com a equipe austríaca até o fim de 2028. Ou seja, a princípio, uma possível aposentadoria só aconteceria após o término desse vínculo.

Números de Verstappen na F1:

Verstappen lidera o Mundial de Fórmula 1 da atual temporada com 170 pontos, 53 pontos a mais que seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. Em sete corridas disputadas, o piloto holandês esteve em todos os pódios do ano até o momento Primeiro colocado em cinco oportunidades, Verstappen ficou com a segunda colocação na outras duas oportunidades. 

Ao todo, desde que estreou na Fórmula 1, em 2015, Verstappen soma 170 corridas da categoria na carreira. São 40 vitórias, 84 vezes marcando presença no pódio, 24 poles e 24 vezes ostentando a melhor volta. Para efeito de comparação, apenas cinco pilotos na história da modalidade possuem mais vitórias que o holandês. A lista tem Lewis Hamilton (103), Michael Schumacher (94), Sebastian Vettel (53), Alain Prost (51) e Ayrton Senna (41).

Em entrevista à Sky Sports, o ex-piloto alemão Nico Rosberg, exaltou os feitos de Verstappen. O campeão mundial de 2016 o colocou entre os maiores da história. “Estamos testemunhando uma verdadeira grandeza histórica, na linha de Schumacher, Hamilton, Senna. É um desempenho realmente incrível, extraordinário”, avaliou.

Danielle Barbosa

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Comentários

Loading…

Jenson Button

Button termina 24 Horas de Le Mans e não esconde satisfação: “Foi incrível”

Lewis Hamilton elogia documentário sobre a sua vida e faz comparação com Senna