in

Verstappen domina qualy e consegue pole no GP do Japão

Max Verstappen Fórmula 1
Divulgação / F1

Max Verstappen, da Red Bull, teve um desempenho impressionante para estabelecer a pole position para o Grande Prêmio do Japão. O holandês estava 0,581 segundos à frente do surpreendente Oscar Piastri em segundo, 0,035 segundos à frente do companheiro de equipe da McLaren, Lando Norris.

Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em quarto lugar, à frente de Sergio Perez, da Red Bull, que foi 0,773s mais lento que Verstappen. Carlos Sainz, da Ferrari, foi o sexto, à frente de Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes. Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, ganhou aplausos da torcida local com o nono lugar, à frente do Aston Martin de Fernando Alonso.

Verstappen chegou em Suzuka esperando retornar à melhor forma depois que sua série recorde de 10 vitórias consecutivas foi encerrada em Singapura, bem como a temporada perfeita da Red Bull. No entanto, os rivais disseram que, se tudo estivesse normal, a Red Bull dominaria no Japão, e assim foi.

O jovem de 25 anos liderou todas as três sessões de treinos livres e todas as três partes da qualificação. Ou seja, o holandês certamente conquistará a 13ª vitória em 16 corridas no domingo se tiver uma corrida sem problemas.

“Fim de semana incrível até agora e especialmente na qualificação, quando você pode realmente ir ao limite, o carro estava muito bom. Tivemos um fim de semana ruim em Cingapura, mas já senti pela preparação que tivemos que esta seria uma boa pista. Você nunca sabe o quão bom será, mas desde a primeira volta foi muito bom e estar na pole é fantástico”.


Oscar Piastri largará ao lado de Max Verstappen

Piastri se destacou em sua primeira visita a Suzuka, conhecido como o circuito mais desafiador e gratificante do calendário, e superar Norris em tal local sublinha por que a McLaren estendeu seu contrato até o final de 2026, um novo acordo anunciado na quinta-feira, antes do fim de semana.

Ele foi o segundo mais rápido na primeira corrida, mas não conseguiu melhorar na segunda, admitindo ter cometido erros no segundo e terceiro setores depois de melhorar no primeiro.

Piastri, que foi o último na primeira linha da corrida de velocidade do Grande Prêmio da Bélgica, disse: “Tem sido um fim de semana muito bom para a equipe até agora: “É a primeira vez que começo na primeira linha há algum tempo. Vai ser legal. Só tenho um carro para ultrapassar e vou tentar fazer isso acontecer.”

Os três pilotos estavam bem à frente do restante – Verstappen estava 0,240 segundos à frente dos McLarens, com o Red Bull de Sergio Perez 0,5 segundos mais atrás. Depois de três corridas difíceis, nas quais foi derrotado por Sainz, Leclerc venceu a batalha interna da Ferrari de forma convincente no Japão, terminando 0,308 segundos à frente do espanhol.

A Ferrari tem um novo piso no carro neste fim de semana, e isso ajudou a acalmar a inconsistência do carro, o que por sua vez permitiu a Leclerc configurá-lo com mais sobreviragem do que poderia suportar nas últimas corridas, trazendo o carro de volta à sua condução normal. No entanto, ele enfrenta uma investigação por exceder o tempo mínimo de saída.

Por fim, este é um fim de semana difícil para a Mercedes, com a fraqueza do carro em curvas de alta velocidade exposta, e Hamilton foi um segundo mais lento que seu rival pelo título de 2021, mas conseguiu encerrar a boa forma de Russell e vencer o mais jovem por 0,311 segundos.

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Do Turismo Nacional para o TCR Brasil: Fabiano Cardoso faz sua estreia no Velopark

verstappen ecclestone

Ecclestone afirma que Verstappen é o melhor piloto da história da Fórmula 1