Max Verstappen se tornou tricampeão da Fórmula 1 em 2023 e teve, provavelmente, a temporada mais dominante de um piloto em toda história, com 19 vitórias em 22 corridas e quase 300 pontos de vantagem na liderança. Andrea Stella, o chefe de equipe da McLaren, analisou o momento do holandês e concluiu que ele estabeleceu um “novo padrão” no grid.
“A consistência nesse tipo de entrega é o que faz a diferença. Acho que Max [Verstappen] está realmente estabelecendo novos padrões em termos de quão consistentemente você pode ter um desempenho forte”, disse o chefe da equipe, em entrevista ao “Motorsport”.
Lando Norris, jovem estrela da McLaren, ainda não conseguiu alcançar sua primeira vitória na Fórmula 1. Stella acredita que isso é questão de tempo para acontecer: “Seria um resultado incrível considerando o que vimos no ano passado contra a Red Bull”, afirmou ele.
A McLaren teve grande evolução ao longo de 2023 e ameaçou a RBR em algumas corridas, mas apenas a Ferrari, com Carlos Sainz, conseguiu superar a equipe austríaca na temporada. Apesar de ainda não ter alcançado o topo, Norris e Oscar Piastri mostram cada vez mais força para ser competitivos contra Verstappen, Sergio Pérez e Lewis Hamilton.
Stella acredita que é possível brigar forte contra a Red Bull: “Em algumas qualificações estivemos muito perto ou até mais rápidos, como no Catar e no Brasil”, avaliou ele. “Na corrida, porém, a RBR estava se afastando de nós, especialmente na segunda parte dos trechos. Nós temos que compensar isso no inverno”, declarou o chefe.
Portanto, a McLaren atrai grandes expectativas para 2024, apesar de Verstappen ser o grande favorito para mais um título. Depois de um domínio histórico da Red Bull na temporada passada, as outras equipes do grid trabalham para diminuir a diferença e buscar maior competitividade.