Max Verstappen venceu neste domingo (3) o Grande Prêmio da Itália, a 14ª etapa da temporada de 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull até encontrou dificuldades para ultrapassar Carlos Sainz, mas conseguiu garantir a primeira posição na 15ª volta. O resultado representa a 12ª vitória do holandês no ano, e a décima seguida, uma marca inédita na história da categoria.
Além disso, a segunda colocação ficou com seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. Já Sainz, teve que lutar até o fim com Leclerc para garantir o terceiro lugar e fechar o pódio. Por sua vez, o monegasco da Ferrari completou a prova em quarto, enquanto George Russell, com a Mercedes, ficou com a quinta posição. Lewis Hamilton, Alexander Albon, Lando Norris, Fernando Alonso e Valtteri Botas completaram a zona de pontuação.
A próxima etapa da Fórmula 1 acontecerá no dia 17 de setembro, com o Grande Prêmio de Singapura, em Marina Bay.
Sainz larga bem, mas não consegue se manter na liderança
A Ferrari não decepcionou nos treinos qualificatórios do Grande Prêmio da Itália e seus dois pilotos estavam bem posicionados no grid de largada. Desse modo, Carlos Sainz largou na primeira posição, mas viu Max Verstappen garantir o segundo lugar. Já Charles Leclerc ficou com a terceira colocação.
Curiosamente, ainda na volta de apresentação, Yuki Tsunoda teve problemas com o carro e precisou abandonar a prova antes mesmo dela começar. Assim, o início da corrida sofreu um atraso de mais de 20 minutos. De qualquer modo, Sainz largou muito bem e conseguiu manter a primeira posição, abrindo quase um segundo de vantagem para Verstappen nas primeiras curvas.
Aos poucos, o holandês começava a se aproximar. Contudo, o piloto espanhol conseguiu segurar as investidas do rival da Red Bull. Até a 12ª volta, a prova teve poucas ultrapassagens e o top 10 praticamente estava igual as posições iniciais.
Sainz se segurou até onde deu, mas Verstappen assumiu a primeira posição na 15ª volta após bela ultrapassagem. Além disso, no giro seguinte, Pérez conseguiu passar George Russell, ficando com a quarta posição.
Na 17ª volta, Verstappen mostrava um ritmo muito alto e já abria mais de dois segundos em relação a Sainz. Entretanto, a partir do 20º giro, os líderes tiveram que parar. Assim, Hamilton assumiu a liderança. Dessa forma, o britânico passou a ser seguido por Vestappen, Sainz, Leclerc e Pérez.
No 25º giro, o holandês da Red Bull passou Hamilton e voltou a assumir a liderança. Curiosamente, Hamilton foi o último piloto a parar, voltando em décimo lugar. No entanto, na 29ª volta, ele ultrapassou Fernando Alonso, assegurando o nono lugar.
Durante todo esse período, Sergio Pérez atormentava Leclerc, que conseguia se defender muito bem. Contudo, no 32º giro, o mexicano ultrapassou o monegasco, ficando com a terceira posição.
Verstappen garante sua 10ª vitória consecutiva na Fórmula 1
Quando faltavam apenas 10 voltas para o fim da prova, Verstappen já abria mais de 9 segundos de diferença para Sainz. Enquanto isso, Pérez começava a se aproximar do espanhol. Mais atrás, Hamilton e Piastri se tocaram, quase provocando um acidente. Apesar disso, o heptacampeão ficou com a oitava posição e o australiano precisou parar para trocar o bico do carro. Na volta, o jovem caiu para a 14ª colocação.
Já no 45º giro, Hamilton fez bela ultrapassagem em Norris, ganhando a sétima posição. Além disso, na volta seguinte, Pérez finalmente conseguiu passar Sainz, ficando com a segunda colocação. Enquanto isso, Hamilton continuava subindo o pelotão e a vítima da vez foi Albon.
Por fim, Verstappen garantiu a sua décima vitória seguida na Fórmula 1, quebrando o recorde de Sebastian Vettel (9). Em seguida, Pérez e Sainz completaram o pódio. Leclerc, que tentou de todas as formas passar Sainz, ficou com a quarta colocação e Russell com a quinta. Hamilton, Albon, Norris, Alonso e Bottas, respectivamente, fecharam o top 10.