Embora seja apontado como melhor piloto de Fórmula 1 da atualidade, Max Verstappen vê companheiro de equipe, Sergio Pérez, sendo creditado como “Rei das ruas”. O reconhecimento se deve pelo bom desempenho do mexicano em circuitos de rua, incluindo vitórias sobre o holandês nesse tipo de circuito na última temporada. Pérez venceu na Arábia Saudita e em Baku, as únicas vitórias do mexicano no ano.
Além dos GPs da Arábia Saudita e Azerbaijão, a outra corrida que não teve Verstappen no topo do pódio foi Singapura, outro circuito de rua. Na ocasião, o vencedor foi o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari. Vale ressaltar, contudo, que o holandês venceu o GP de Mônaco.
Questionado sobre a fama de Pérez como “Rei das ruas”, Verstappen minimizou. “Isso só me deixa mais motivado para mostrar que esse não é o caso. Então, na verdade, essa é a motivação errada para outras pessoas. Não é que isso me assuste. Certos meios de comunicação, talvez especialmente os mexicanos e os de língua espanhola, obviamente exageram isso. As pessoas estão esperando por uma luta pelo título, é claro“, disse.
Verstappen mencionou que as duas vitórias de Pérez em circuitos de rua na última temporada aconteceram no início do ano. O holandês ponderou que não estava preocupado no início da temporada, e afirmou que o que vale na Fórmula 1 é a consistência.
+ Todos os 18 recordes quebrados por Max Verstappen na temporada de 2023 da Fórmula 1
“No início da temporada, nunca há circuitos que me sirvam perfeitamente, eles só aparecem depois. Os circuitos mais rápidos, com mais curvas rápidas. No início do ano, eu também não estava preocupado, mas é que você tinha que combinar mais alguns detalhes. No final, depois de Baku, isso funcionou razoavelmente bem”, avaliou Verstappen.
“Certamente você sempre pode acreditar em si mesmo, mas há muitas corridas durante a temporada. No fim das contas, para ser campeão, você precisa ser sempre muito consistente e não pode cometer nenhum erro. É nisso que você ganha o campeonato”, completou.