Tricampeão e principal nome da Fórmula 1 no momento, Max Verstappen explicou sobre seu estilo de pilotagem e ressaltou que muita das vezes é necessário ter habilidade para se adaptar ao carro.
“Quando as pessoas perguntam: ‘Qual é o seu estilo de dirigir?’, não posso te dizer porque se trata de ser capaz de se adaptar a certas situações ou ao que o carro gosta também. O que eu quero? Quero mais aderência. Há muitas coisas que você quer, algumas coisas não são realistas. Então, eu apenas me adapto ao carro que recebo”, disse ele ao Motorsport.
“Ao longo do ano, a equipe apenas aplica atualizações ao carro para torná-lo mais rápido. Não para tentar seguir uma certa direção de equilíbrio ou algo assim. É apenas a carga geral, a aderência geral, que você ganha com as atualizações. Estou muito feliz com o comportamento do carro, mas se o carro estiver um pouco mais subvirado, tenho que adaptar minha pilotagem a isso”, seguiu explicando.
Essa entrevista de Verstappen refuta uma declaração recente do pai de Sergio Pérez, que afirmou que o carro da Red Bull é produzido para o holandês brilhar exclusivamente, além de sinalizar que o atual campeão é “protegido” e tem tratamento especial na equipe austríaca.
“O carro está preparado para Max porque ele dirige com toda a aderência na frente, enquanto Checo tem feito isso o tempo todo com aderência na traseira. A posição em que Checo está é aquela para a qual ele foi contratado, segundo lugar”, disparou ele, que prosseguiu:
“Só existe um campeão e você tem que entender isso. Ele tem que trabalhar para isso e respeitar. Tudo isso foi construído para o Max ser campeão e você tem que entender e respeitar”, declarou.
Verstappen teve uma temporada dominante e venceu 19 das 22 corridas ao longo de 2023. Por outro lado, Sergio Pérez até começou bem com duas vitórias, mas não conseguiu ser competitivo pelo título. Na verdade, nas três temporadas em que eles pilotaram o mesmo carro, o holandês levou ampla vantagem em todos os anos.