in

Fórmula E suspende Vergne após piloto criticar comissários

Piloto francês, Vergne foi às redes e depois à mídia para criticar comissários

vergne
Reprodução / Twitter / DS Penske

O piloto da DS Penske, Jean-Eric Vergne, foi suspenso pela Fórmula E por conta de declarações dadas após a corrida de Portland, em junho, em que criticou comissários da categoria.

Na ocasião, a equipe de Vergne foi punida por “obter vantagem” no uso de equipamentos no pitlane durante os treinos da Fórmula E. Em suas redes sociais, o piloto criticou os comissários, que deram a punição à equipe por meio de um boletim.

“O sistema era apenas ler o número de série dos pneus para sabermos quais pneus estão sendo usados ​​por outras pessoas. Algo que qualquer equipe pode fazer (e com certeza faz) tirando fotos”, disse na ocasião em suas redes sociais o piloto da DS Penske, em meio a críticas.

Depois da corrida de Portland, Vergne fez mais comentários criticando a decisão, que fez com que ele e seu companheiro de equipe, Stoffel Vandoorne, largassem dos boxes, terminando aquela corrida em 11º e 12º lugares.

Ele criticou, em particular, o texto dos comissários, que foi alterado no boletim revisado, que removeu qualquer referência aos pneus e simplesmente afirmou que a DS Penske conseguiu ‘coletar dados ao vivo de todos os carros’ do grid.

FIA julga e Fórmula E pune Vergne

Antes do E-Prix de Roma neste fim de semana, a FIA realizou uma audiência sobre o assunto e concluiu que Vergne violou artigos do Código Esportivo Internacional por “má conduta em relação aos oficiais e FIA”. Ele foi multado em 3 mil euros e está suspenso até o final da temporada.

“Na audiência, o piloto afirmou que algumas das palavras escritas na imprensa não foram ditas por ele. Ele concordou que alguns comentários que ele realmente disse não foram respeitosos com os comissários e também com a FIA”, disse o comunicado emitido pela entidade.

A decisão vai prejudicar a disputa de Jean-Eric Vergne na temporada. O piloto da DS Penske está em quinto lugar na classificação atual da Fórmula E, 58 pontos atrás do líder Jake Dennis, e 57 atrás do vice-líder Nick Cassidy.

Ainda estão à frente dele o piloto alemão Pascarl Wehrlein e o australiano Mitch Evans. A Fórmula E conta atualmente com dois brasileiros: Lucas di Grassi e Sergio Câmara.

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Lewis Hamilton fala sobre retorno de Ricciardo

Lewis Hamilton quebra o silêncio e fala sobre o retorno de Daniel Ricciardo à Fórmula 1

Gustavo Zanon busca segundo pódio consecutivo na Porsche Cup e correrá em Interlagos com layout produzido na pista por artista plástica