in

Porsche envia recurso contra eliminação de Da Costa em Misano 

Divulgação / Porsche

A Porsche, na Fórmula E, confirmou formalmente que irá interpor recurso contra a desqualificação de António Félix da Costa do E-Prix de Misano. Da Costa conquistou a primeira vitória da temporada na visita inaugural da Fórmula E ao Circuito Mundial de Misano, Marco Simoncelli, no fim de semana passado.

O piloto português conquistou a sua primeira vitória desde o E-Prix da Cidade do Cabo, na África do Sul, na temporada passada, depois de ultrapassar Oliver Rowland, da Nissan, a três voltas do final de uma corrida que incluiu 19 mudanças de liderança em 28 voltas.

Porém, horas depois da corrida, Da Costa perdeu a vitória depois que os analistas descobriram que um ajuste inelegível do amortecedor do acelerador relacionado à mola foi instalado em seu carro.

A peça em questão já tinha sido usada anteriormente nas máquinas Gen2, mas a sua inclusão no “Catálogo GEN3 Spark” foi removida quando o novo carro foi apresentado para a temporada 2022/23.

A Porsche admitiu que a mola tem sido usada desde o início da era Gen3, uma vez que apenas a adição de novas peças foi destacada no catálogo, e não se estas tivessem sido removidas. Imediatamente após a desqualificação, a Porsche apresentou uma intenção de recurso, dando ao fabricante alemão 96 horas para decidir se iria prosseguir com o assunto.

Da Costa teve início difícil na temporada 2024 com a Porsche na Fórmula E

Antes de sua vitória em Misano, Da Costa teve um início difícil na temporada de 2024, não conseguindo somar pontos nas três primeiras corridas antes de terminar dentro da zona de classificação em São Paulo e em Tóquio.

Seu lugar na Porsche ficou sob discussão depois que foi revelado que Nico Muller, da Abt, havia feito testes com o fabricante alemão no início deste mês como um possível substituto para ele na próxima temporada.

Após a sua desqualificação e antes do segundo E-Prix de Misano, onde se classificou em 17º depois de fazer uma parada para uma nova asa dianteira depois de ter sido danificada, da Costa afirmou que a “sensação de vitória” permaneceu.

“É o que é, é um grande golpe no nosso campeonato porque esses 25 pontos definitivamente nos colocariam de volta na disputa e agora tornariam a nossa vida um pouco mais difícil. Mas vamos corrida após corrida e o lado positivo é que fizemos isso na pista e todos viram. O sentimento de vitória e de realização não vai desaparecer”, disse ele à TNT Sports.

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

villeneuve campeão 1997

Campeão da Fórmula 1 se preocupa com entrada da Audi na categoria

Nico Hülkenberg aposta em bom resultado da Haas no GP da China