Campeão da Fórmula Indy em 2021, Álex Palou está próximo de reconquistar o título em 2023. Mesmo que Josef Newgarden tenha vencido as duas provas da rodada dupla em Iowa no último fim-de-semana, o espanhol da Chip Ganassi mantém uma boa diferença sobre o norte-americano da Penske. Afinal, Palou lidera a IndyCar com 80 pontos de vantagem sobre Newgarden.
Diante do talento apresentado nas pistas dos Estados Unidos, não é de hoje que Álex Palou é especulado na Fórmula 1. Nesse modo, o espanhol de 26 anos costuma participar de testes de modelos da McLaren, na principal categoria do automobilismo mundial.
Entretanto, ainda não existem propostas concretas para que Álex Palou integre o grid da Fórmula 1 em 2024. O espanhol chegou a ser especulado na AlphaTauri, mas Daniel Ricciardo retornou ao circo, em substituição a Nyck De Vries. Já a McLaren vive um momento de solidez com sua dupla Lando Norris e Oscar Piastri.
“Não há oferta da Fórmula 1 para Álex Palou”, afirmou jornalista
Em entrevista para o podcast Race IndyCar, o jornalista Jack Benyon, especialista em esportes a motor, praticamente descartou Álex Palou na Fórmula 1 no ano que vem. A fonte do comentarista seria o próprio piloto espanhol.
“A mudança de Ricciardo para AlphaTauri foi obviamente ligada a Álex. E Álex nos disse, na preparação para o fim-de-semana em Toronto (pela etapa da Indy), que ele não tem nenhuma oferta para a Fórmula 1 na mesa. Ele confirmou oficialmente. Posso dizer agora que, neste momento, do jeito que as coisas estão, não há oferta da Fórmula 1”, declarou Jack Benyon.
O contrato de Álex Palou com a Chip Ganassi, sua equipe na Fórmula Indy, se encerra no fim do ano. Assim, uma mudança do espanhol para a Arrow McLaren a partir de 2024 pode acontecer. Além disso, ambas devem propor ao piloto um contrato de longo prazo, numa disputa direta, o que dificultaria ainda mais a presença de Palou na F1 no futuro.