O GP de Portland consagrou Álex Palou. Vencedor da prova deste domingo (03), o espanhol de 26 anos se tornou bicampeão da Fórmula Indy, faltando uma prova para o término da temporada. O espanhol se tornou o primeiro a garantir a conquista com antecedência, desde Dan Wheldon em 2005. Assim, repetiu o feito na temporada de 2021, quando celebrou sua primeira coroa.
Álex Palou precisava apenas chegar na frente de seu parceiro de Chip Ganassi, o neozelandês Scott Dixon, seu único concorrente na briga pelo título. Outra opção era chegar ao pódio, na terceira posição.
Ao largar na sexta colocação, o espanhol conseguiu uma boa estratégia e assumiu a dianteira na primeira rodada de paradas nos boxes. Desse modo, Álex Palou não seria mais ameaçado no GP de Portland. Dixon esteve a maior parte da prova no seu retrovisor, em segundo.
Na reta final da corrida, o sueco Felix Rosenqvist (Arrow McLaren) aproveitou uma bandeira amarela para assumir a vice-liderança, enquanto Scott Dixon concluiu o GP de Portland em terceiro, fechando o pódio. Completaram o top-5 o mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren) e o norte-americano Josef Newgarden (Penske). Foi a quinta vitória do agora bicampeão Álex Palou no ano.
O brasileiro Hélio Castroneves (Michael Shank Racing) encerrou a etapa em 14ª lugar. A última rodada da Fórmula Indy em 2023 será no próximo domingo (10), no GP de Laguna Seca.
Confira a classificação do GP de Portland 2023, com Álex Palou bicampeão
1 Álex Palou
2 Felix Rosenqvist
3 Scott Dixon
4 Pato O’Ward
5 Josef Newgarden
6 Rinus VeeKay
7 Marcus Ericsson
8 David Malukas
9 Scott McLaughlin
10 Kyle Kirkwood
11 Christian Lundgaard
12 Graham Rahal
13 Colton Herta
14 Helio Castroneves
15 Callum Ilott
16 Santino Ferrucci
17 Devlin DeFrancesco
18 Jüri Vips
19 Marcus Armstrong
20 Alexander Rossi
21 Ryan Hunter-Reay
22 Benjamin Pedersen
23 Sting Ray Robb
24 Tom Blomqvist
25 Will Power
26 Agustín Canapino
27 Romain Grosjean