Ficou tudo para Portland. Um dos dois pilotos que ainda ameaçam o bicampeonato de Álex Palou, Scott Dixon venceu o GP de St. Louis, em Gateway, realizado neste domingo (27). A prova no World Wide Technology Raceway foi a última do ano em circuitos ovais na Fórmula Indy.
Com o triunfo de Scott Dixon, seu segundo consecutivo na temporada, o título de construtores da Chip Ganassi foi confirmado matematicamente. Entretanto, a vitória do veterano neozelandês de 43 anos adiou a iminente conquista de Palou para o GP de Portland, no domingo que vem (03).
O hexacampeão da Fórmula Indy é o único que ainda pode alcançar o catalão, que encerrou o GP de St. Louis na sétima colocação. Completaram o pódio o mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren) em segundo e David Malukas (Dale Coyne Racing), que acabou na terceira posição em Gateway.
Scott Dixon mais uma vez utilizou uma estratégia perfeita. Mesmo largando apenas em 16º, optou por realizar uma parada a menos nos boxes com relação à maioria dos concorrentes. Assim, conseguiu garantir a vitória, reduzindo a diferença de 101 para 74 pontos a favor de Álex Palou.
Newgarden teve sequência de triunfos em ovais interrompida na Fórmula Indy
Josef Newgarden era um dos que ainda tinham remotas chances matemáticas. O piloto da Penske defendia uma sequência de seis vitórias seguidas em pistas ovais. Entretanto, depois de largar na pole e liderar a maioria das voltas, Newgarden deixou o carro escapar e bateu na mureta na parte final da corrida. O norte-americano abandonaria a prova, encerrando qualquer possibilidade de buscar a pontuação de Palou.
Único brasileiro na Fórmula Indy, Hélio Castroneves (Meyer Shank Racing) concluiu a etapa deste domingo (27) na 23ª colocação.
Restam duas etapas para o término da temporada 2023 da IndyCar. Depois do GP de Portland no domingo que vem (03), o campeonato será encerrado no GP de Laguna Seca no dia 10 de setembro. Álex Palou busca o bi, já que foi o vitorioso em 2021. Já Scott Dixon, campeão em 2003, 2008, 2013, 2015, 2018 e 2020, ainda sonha com o hepta.