in

Roger Penske analisa 500 Milhas de Indianápolis e diz que acidente será investigado pela Fórmula Indy

Incidente com pneu na última prova causou danos a carro de um fã; proprietário da categoria comentou o caso

Reprodução/Autoweek

O proprietário da IndyCar Roger Penske diz que os oficiais da categoria investigarão por que uma roda pulou a cerca e as arquibancadas, caindo em um automóvel estacionado, após se soltar durante um acidente nas 500 Milhas de Indianápolis.

“Há muito tempo não tínhamos uma roda quebrada. Tivemos muita sorte de não termos sofrido um acidente grave”, disse ele.

De fato, os carros devem ter uma corda que mantém a roda presa mesmo em caso de acidente. Mas quando Felix Rosenqvist bateu na parede nas curvas 1 e 2 nas voltas finais no domingo, e Kyle Kirkwood lançou a traseira do carro para a cerca, a roda voou por cima da arquibancada antes de cair no estacionamento.

A roda percorreu cerca de 350 metros antes de bater na frente do Chevrolet estacionado de um fã. Com uma multidão de mais de 300.000 pessoas no Indianapolis Motor Speedway e uma arquibancada cheia, felizmente ninguém se machucou.

“Eu vi o que aconteceu, vi ele quicar no topo de um prédio e bater em um carro ali, o que obviamente é muito preocupante”, disse Penske, cujo piloto Josef Newgarden venceu a corrida, dando à equipe Penske sua 19ª vitória na Indy 500.

A Penske fechou a compra da IndyCar e da Indianapolis Motor Speedway há cerca de três anos. “Temos amarras nas rodas e foi uma roda traseira que se soltou; e tenho certeza de que os caras da IndyCar vão olhar para isso e determinar o que realmente aconteceu”.

Outros acidentes com pneu na IndyCar

Durante as 500 Milhas de Indianápolis de 1987, um torcedor faleceu quando um pneu atingiu a primeira fileira das arquibancadas. Ele saiu do carro de Tony Bettenhausen, depois ricocheteou na frente do carro de Roberto Guerrero, antes de cair entre os torcedores.

Numa corrida de 1998 no Michigan International Speedway envolvendo a CART, Adrian Fernandez caiu e um pneu e outras peças voaram para as arquibancadas. Três fãs foram mortos e outros seis ficaram feridos naquele dia.

No ano seguinte, três torcedores morreram e oito ficaram feridos no Charlotte Motor Speedway quando um pneu e outros detritos voaram para as arquibancadas durante um evento da Indy Racing League. A corrida foi cancelada e a IndyCar não voltou ao autódromo.

Arthur Santos Eustachio

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Comentários

Loading…

Tony Kanaan

Emocionado, Tony Kanaan revela detalhes de sua última participação na Indy 500

Vicente da Silva é destaque no Campeonato Sul-Brasileiro de Kart