A BMW está pronta para se tornar uma grande força na temporada de 2024 das SBK; isso porque o investimento financeiro, a adição de Toprak Razgatlioglu e uma nova equipe de testes são mudanças que prometem elevar o nível.
O investimento pesado no seu programa WorldSBK não é novidade para a BMW, que tem sido pioneira no desenvolvimento da moto desde que regressou à série como equipe completa de fábrica.
É algo que também pode ser dito sobre a KTM no MotoGP, já que a marca austríaca se tornou uma candidata sólida às vitórias em corridas.
A BMW até agora não mostrou esse grau de desempenho, embora isso possa estar prestes a mudar após algumas grandes mudanças antes da próxima temporada.
A primeira delas é a adição de Razgatlioglu, que é para muitos o melhor piloto de Superbike do mundo, apesar de ter perdido o título para Álvaro Bautista em anos consecutivos.
Parte disso se deveu ao fato de Razgatlioglu estar em desvantagem com a Yamaha em comparação com a Ducati de Bautista; mas, mesmo assim, Razgatlioglu às vezes conseguiu o tipo de desempenho que nunca se viu antes, seja pela vitória seja pelo segundo lugar.
Tal como a KTM, que se esforçou no mercado de pilotos antes de 2023 para contratar Jack Miller, a decisão da BMW de contratar Razgatlioglu ao lado de Michael Van Der Mark foi um notável feito.
Ademais, a KTM tem Dani Pedrosa e Pol Espargaró como parte da sua equipe de testes, que em termos de talento é incomparável a outras marcas.
No WorldSBK, muito poucos nomes de alto perfil estão atualmente assumindo essas funções, embora a BMW tenha confirmado desde então o ex-campeão do WorldSBK Sylvain Guintoli e o ex-piloto de MotoGP Bradley Smith.
A BMW agora possui uma equipe de testes de duas cabeças que tem tudo para levar o desenvolvimento da M 1000 RR a novos patamares.