in

Diretor da Ducati exalta título de Bagnaia e aponta qualidade 

Bagnaia conseguiu o bicampeonato ao vencer a última prova da temporada e ver o rival pelo título abandonar, após 12 voltas completadas

Bagnaia
Reprodução - MotoGP TV

A temporada 2023 da MotoGP reservou fortes emoções e a definição do título saindo na última prova, após disputa frenética entre Francesco Bagnaia e Jorge Martín. Questionado sobre o merecimento do título para o piloto italiano, o diretor desportivo da Ducati, Paolo Ciabatti foi só elogios para o seu comandado, destacando o potencial do bicampeão na categoria e o desempenho da escuderia no ano.

“Foi fantástico, uma temporada inesquecível. Os números impressionam – 17 dos 20 GPs vencidos.  Três pilotos nas três primeiras posições num campeonato que chegou ao limite. É difícil repetir uma temporada como esta. Já estamos trabalhando para 2024”, iniciou Ciabatti.

Ainda na entrevista, o diretor da Ducati fez questão de lembrar um momento de tensão durante a temporada, quando Bagnaia sofreu duro acidente em Barcelona, mas acabou se livrando de problemas mais sérios, apesar de ter preocupado inicialmente.

“Não devemos esquecer o que aconteceu em Barcelona. Estávamos apenas começando a última parte do campeonato. Ele sofreu um acidente estranho – ele tinha a pole position e estava liderando. Poderia ter tido consequências muito mais graves. Sem fraturas, mas foi assustador”, afirmou o diretor de Bagnaia.

“Ele tinha feridas no corpo e, quando voltou de muletas para Misano, tínhamos um plano totalmente diferente. Misano é uma pista onde, normalmente, o Pecco pode fazer a diferença. Na Índia e no Japão ele não estava 100%. 

“Ele estava liderando com conforto e não quero tirar nada da temporada fantástica que o Jorge fez, porque a partir daí ele foi quase imbatível nas corridas de velocidade e estava lutando muito. Pecco é campeão mundial porque merece ser campeão mundial.”

Por conta de oscilações na segunda metade da temporada, Bagnaia viu o regular Jorge Martín encostar de vez e rivalizar na briga pelo título. O piloto da Pramac fez frente ao italiano, chegando a assumir a liderança em determinado momento, após vencer uma sprint. Contudo, o representante da Ducati buscou a recuperação e repetiu o título de 2022, desta feita, de uma forma bem mais emocionante.

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

Pedro Acosta

Pedro Acosta abre o jogo sobre a estreia na MotoGP após testes

Daniel Ricciardo e Franz Tost na AlphaTauri

AlphaTauri: Ricciardo elogia Tost em clima de despedida do chefe de equipe