Tradicional evento do automobilismo japonês, as 8 Horas de Suzuka ocorreu neste domingo (06), no circuito da cidade. Assim, a equipe TOHO Racing Honda, representada pelo modelo CBR1000RR-R de número 104, terminou o evento na segunda colocação. O trio dos pilotos Ryuichi Kiyonari, Takuma Kunimine e Ikuhiro Enokido se revezaram na condução do veículo.
Contudo, o trio seria desclassificado logo após uma inspeção técnica da organização. Dessa forma, foi constatado um excesso de capacidade no tanque de combustível da moto da equipe Honda. As 8 Horas de Suzuka compõem o Campeonato Mundial de Enduro da FIM (EWC). Assim, ocorreu a 44ª edição da corrida no Japão, além de ter representado a terceira etapa do EWC.
Tanque maior de moto da Honda foi detectada em duas inspeções
Então, um diretor técnico da FIM registrou a infração ao término da etapa no circuito de Suzuka. Além disso, outro fiscal que não integra a entidade também detectou a irregularidade.
Desse modo, chegou-se à conclusão que a moto Honda CBR1000RR-R de número 104 infringiu o artigo 2.6.6.10 do Regulamento do Campeonato Mundial de Enduro. Então, a organização desclassificou a equipe da prova, retirando a segunda colocação da TOHO Racing Honda.
Houve uma tentativa de apelação contra a anulação do resultado. Entretanto, o pedido foi rejeitado pela entidade. Dessa forma, quem herdou a segunda posição das 8 Horas de Suzuka foi a equipe SDG Racing Honda de número 73, dos pilotos Naomichi Uramoto, Teppei Nagoe e Haruki Noguchi.
A vencedora da etapa em Suzuka foi a equipe Team HRC with Japan Post. A moto Honda CBR1000RR-R de número 33 guiada por Takumi Takahashi, Tetsuta Nagashima e Xavi Vierge concluiu as 8 Horas de Suzuka na primeira colocação.
Aliás, a tradicional empresa japonesa emplacou todo o pódio da jornada. Originalmente chegando em quarto, o time EWC FCC TSR Honda France, formado por Mike Di Meglio, Alan Techer e Tarran Mackenzie, teve a terceira posição homologada.