in

Francesco Bagnaia analisa nova regra implementada na MotoGP

A exemplo de outros pilotos que já se manifestaram, Bagnaia está preocupado com o cenário de fiscalização em torno da pressão dos pneus

Bagnaia MotoGP
Divulgação

Atual campeão e líder na temporada 2023 da MotoGP, o italiano Francesco Bagnaia mostrou preocupação acerca de uma novidade que a FIM (Federação Internacional de Motovelocidade) irá estrear a partir do GP de Silverstone, na Inglaterra, que ocorre neste final de semana, e traz uma medida em torno da pressão dos pneus.

Depois de um período experimental, a organização da categoria decidiu aplicar penalidades de tempo pós-corrida aos pilotos que não estiverem com a calibragem mínima fixada como base pela Michelin por pelo menos metade da corrida e em um percentual de 30% nas disputas de sprint.

Questionado sobre a novidade na volta após as férias de verão, Bagnaia ligou o alerta acerca da novidade. Na visão do italiano e de outros pilotos que compõem o grid da MotoGP, o fato do uso de uma pressão inicial mais alta para se evitar o risco de uma penalidade pode impulsionar os riscos de um acidente se a temperatura na moto subir durante uma ultrapassagem ou um trecho que for forçada.

“A pressão dos pneus será uma grande mudança. Se você estiver acima da [faixa de pressão superior], é fácil cair. Se você não quer bater, você tem que ir devagar. E se você estiver abaixo [do mínimo], você é penalizado [agora]”, avaliou Bagnaia.

A novidade sobre a calibragem de pneus está sendo implantada com o objetivo de evitar o risco de falhas nos pneus devido à operação contínua abaixo da pressão mínima especificada.

“O nosso pneu foi concebido para funcionar à pressão mínima indicada [1,88 bar à frente, 1,7 bar atrás]. Você não pode descer porque o risco é quebrar a construção, a carcaça”, disse o chefe da Michelin na MotoGP, Piero Taramasso, em entrevista ao Crash.net.

“Se [o pneu] desviar ou se mover muito, o risco é que você quebre o pneu. Então não é o calor, é uma falha mecânica. Então você tem que respeitar essa pressão mínima.”

BAGNAIA EM 2023

Vencedor de quatro das oito provas realizadas na temporada até o momento, Francesco Bagnaia possui uma “gordura” de 35 pontos em relação ao vice-líder Jorge Martín (194 a 159 pontos). Também figurando como forte candidato ao título, Marco Bezzecchi fecha em terceiro, com 158 pontos. As movimentações para o GP de Silverstone se iniciam nesta sexta-feira (04).

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

Prefeitura de Araraquara

Prefeitura de Araraquara solicita autorização para concessão de pista de kart

Ott Tanak obtém vantagem na abertura do Rally da Finlândia