Logo após se tornar campeão mundial de motovelocidade em 2020, Joan Mir não repetiu mais a performance daquela histórica temporada. Ainda pela Suzuki, seria terceiro colocado da Moto GP em 2021. Mas no ano passado, despencaria para a 15ª posição.
A partir de 2023, o piloto espanhol de 25 anos passou a defender a Repsol Honda, com o fim das atividades da Suzuki na modalidade. Mas a performance de Joan Mir na atual temporada da MotoGP confirma a fase de queda livre do campeão mundial. Afinal, é apenas o 24º lugar na competição, com somente cinco pontos.
Aliás, Joan Mir concluiu a primeira etapa da temporada, em sua estreia pela Honda, na 11ª colocação na corrida disputada em Portugal. Posteriormente, não conseguiria mais completar nenhuma prova. Da mesma forma, seu companheiro de equipe, o também espanhol e hexacampeão mundial Marc Márquez, não concluiu as nove corridas do ano, pontuando apenas nos sprints.
“No futuro me arrependeria da decisão”, disse Joan Mir
Diante da má fase vivida a partir de 2022, Joan Mir confessou ter pensado em pendurar o capacete, em entrevista para o DAZN. “Sim, de certa forma eu considerei isso. O que é certo é que estou convencido de que no futuro me arrependeria. No dia em que eu decidir isso, tenho que ter certeza de que no futuro não me arrependerei”, declarou, acrescentando que vem se tratando com um psicólogo.
Além dos problemas que amarga com a moto Honda, Joan Mir chegou a ficar de fora de duas provas devido a uma lesão na mão. Aliás, seu compatriota Marc Márquez também vem enfrentando problemas físicos desde 2020.
Desse modo, Joan Mir lamenta as limitações de sua moto, que o deixam longe de competir pelas primeiras colocações na MotoGP. “Um atleta de elite, no fundo, alimenta-se dos bons resultados, dos bons momentos, de tudo isto. Ainda mais quando tivemos bons resultados no passado. Não me considero um piloto que vem aqui para curtir e curtir tudo isso. O que eu gosto nisso são as vitórias, os bons resultados”, disse.
Então, Joan Mir considerou fundamental a pausa de verão da MotoGP, com o campeonato interrompido por um mês e retomado em Silverstone no último dia 6. Neste meio tempo, nasceu seu filho. “Isso me deu forças para continuar tentando”, concluiu. A próxima etapa do Mundial de Motovelocidade acontecerá no próximo domingo (20), na Áustria, no circuito Red Bull Ring.