Após a transferência de Marc Márquez para a Gresini Ducati, o nome de Luca Marini tem sido fortemente vinculado como possível substituto do piloto espanhol na Repsol Honda em 2024.
Embora Marini ainda tenha contrato com sua equipe atual, a VR46, até o final da próxima temporada, é razoável presumir que a equipe de Valentino Rossi não colocará obstáculos frente a um acordo que beneficie a carreira de seu piloto.
Isso se deve ao fato de que a VR46 sempre enfatizou que seu principal objetivo na MotoGP é promover seus jovens pilotos para as equipes de fábrica da categoria.
Críticas à escolha de Honda e Luca Marini
No entanto, segundo relata o portal CRASH, tanto a escolha da Repsol Honda quanto a decisão de Luca Marini de se juntar à equipe vem sendo criticadas pela mídia internacional.
Para o ex-piloto Neil Hodgson, por exemplo, a decisão do italiano em sair do VR46, trocando assim uma Ducati por uma Honda com erro de ignição, não é a mais inteligente.
“Justamente aos 26 anos, quando você está descobrindo como pilotar uma Ducati, e está melhorando nisso ao longo do ano […] Você (Marini) não vai ser mais rápido naquela Repsol Honda, vai?“; questionou Hodgson pela TNT Sports. “Achei que ele era o piloto de MotoGP mais inteligente que temos! Isso é o que as pessoas dizem sobre ele“; seguiu, se referindo então a Luca.
“Será oficialmente uma das piores contratações de um piloto da história, na minha opinião“; enfatizou o britânico.
Apesar das críticas, alguns relatórios indicam que o acordo entre Luca Marini e Repsol Honda está praticamente fechado, e o anúncio oficial deve ocorrer a qualquer momento.
Em recentes declarações, o piloto italiano demonstrou estar feliz pela possibilidade de defender a nova equipe no próximo ano: “É um prazer estar nesta situação. E gostaria de ter a melhor oportunidade para minha carreira, minha vida e tentar lutar para alcançar os melhores resultados que puder no próximo ano e nos anos futuros. Então veremos“; comentou ele, ao site oficial da MotoGP.
Luca Marini e sua moto Ducati retornam às pistas no próximo domingo (19) para o Grande Prêmio do Catar, às 14h (horário de Brasília). Todo o fim de semana de MotoGP terá como o palco o Circuito Internacional de Losail.