A Honda não vive um bom momento em 2023 na MotoGP. Afinal, a escuderia japonesa do hexacampeão Marc Márquez só venceu uma das seis provas da temporada até aqui. Na classificação por construtores, a equipe Honda Racing Corporation (HRC) é apenas a quarta colocada com 79 pontos, bem distante da líder Ducati que soma 211.
Apesar da crise vivida pela Honda, Marc Márquez, que conquistou todos os seus títulos pilotando a moto japonesa, não acredita na influência de outras modalidades na tradicional marca. Dessa forma, rechaçou que o envolvimento maior da Honda com a Fórmula 1, a partir do ano passado, esteja prejudicando o rendimento da HRC. Afinal, a sigla, criada exclusivamente para as modalidades da MotoGP, também passou a ser integrada à principal categoria do automobilismo.
“Nunca senti que não tivessem optado pelas motos. Na verdade o projeto é o mesmo agora de quando comecei há dez ou onze anos”, afirmou, em entrevista para o portal Motorsport nesta quinta-feira (16) destacando o compromisso da marca.
Além disso, o piloto catalão acrescentou: “Eles têm muito potencial, é difícil saber o que acontece aqui, o que acontece no Japão, a filosofia é outra. Agora, desde o ano passado, o departamento de carros e motos uniu forças e espero que isso possa nos ajudar no projeto do MotoGP”, declarou.
Honda já planeja com Marc Márquez o modelo para o ano que vem
Então, o hexacampeão admitiu já ter se reunido para definir o modelo da Honda visando a temporada 2024 da MotoGP. “A reunião foi produtiva, agradeço que um os chefões da Honda e da HRC sentam com vocês, propõem a reunião e se interessam em como o projeto pode ser melhorado. A reunião correu muito bem, agora falta o treino”, falou Marc Márquez.
O último título conquistado por Marc Márquez na MotoGP foi em 2019. A partir da grave lesão que o espanhol sofreu no braço direito em julho de 2020, nunca mais sua performance foi a mesma. Afinal, o hexacampeão precisou passar por cirurgias, além de se ausentar por várias etapas do Mundial de Motovelocidade. Na temporada 2023, é apenas o 18º colocado com 15 pontos, cujo número foi obtido por conta das corridas sprint, já que não ainda conseguiu completar nenhuma prova mais longa.
A próxima etapa da MotoGP será o GP da Alemanha neste domingo (18), no Circuito de Sachsenring. Aliás, Marc Márquez já venceu a etapa 11 vezes. Mesmo assim, o espanhol admite que seus objetivos são mais modestos. “Não sou favorito, não estou chegando no melhor momento, mas tenho boas lembranças desta pista e no domingo vamos tentar chegar ao pódio, esse é o objetivo. Um bom resultado aqui será uma boa notícia moral para a equipe, mas a situação não muda de um dia para o outro”, concluiu.
Espanhol sofreu acidente em treino nesta quinta
Durante os treinos livres para o GP da Alemanha de hoje (16), Marc Márquez acabou sofrendo uma queda. Então, a Ducati do francês Johann Zarco se chocou com a Honda do catalão, com a moto de Zarco sendo destruída. Felizmente, ninguém se feriu no acidente, com o espanhol se classificando em 14º, enquanto o francês terminou o treinamento em 10º lugar.