in

Marc Márquez vive a ‘pior seca’ da carreira na MotoGP

Piloto espanhol nunca ficou tanto tempo sem vencer uma corrida

Marc Márquez chefe
Reprodução/MotoGP

Há algum tempo atrás, em 2019, era bem incomum não ver Marc Márquez vencer uma corrida. Desse modo, naquela temporada, o motociclista espanhol venceu 12 das 19 etapas de MotoGP. Se voltamos um pouco mais no tempo, chegamos até 2014. Nesse ano, Márquez ganhou 13 vezes, quebrando o recorde de vitórias de um piloto na mesma temporada.

Além disso, o piloto é oito vezes campeão mundial e o quarto competidor com mais vitórias (85 no total) em toda a história do Mundial de Motociclismo. A frente dele está apenas Giacomo Agostini, com 122, Valentino Rossi, com 115, e Ángel Nieto, com 90.

No entanto, após a sua grave fratura do úmero direito, em julho de 2020, as coisas mudaram. Assim, agora é estranho encontrá-lo entre os primeiros. Essa lesão somada as três operações subsequentes e o tempo de recuperação trouxeram o maior tempo de jejum de vitórias de Marc Márquez. Desse modo, o motociclista ficou desde o GP da Comunidade de Valência de 2019 até o GP da Alemanha em 2021 sem provar a sensação de vencer. Foram 581 dias de uma longa seca.

Após essa vitória, muitos acreditaram que a escassez iria passar. No entanto, uma quarta operação, junto de outras lesões, como a visão dupla e a fratura no polegar da mão direita, e a falta de competitividade de sua Honda o fez ficar mais tempo sem vitórias. Dessa forma, o último trinfo de Marc Márquez na MotoGP foi no GP da Emilia Romagna em 2021. Como ele não conquistou nenhuma vitória desde então e o próximo compromisso só ocorre no dia 11 de junho na Itália, o espanhol ficará 595 dias sem vencer, entrando em sua pior seca.

Pior seca, mas não a maior

Apesar de ser considerado o seu pior momento na carreira, Marc Márquez já ficou mais tempo sem vencer uma corrida. Dessa forma, o motociclista ficou sem vencer entre a sua estreia na MotoGP no ano de 2008 em Portugal até sua primeira vitória em 2010 na Itália. Assim, ele ficou 784 dias sem conquistar um GP.

De qualquer modo, a atual seca do espanhol pode se estender, pois o próximo circuito não é exatamente o melhor cenário para ele poder voltar a vencer. Desse modo, na MotoGP, ele tem apenas uma vitória (2014) nessa pista e três pódios (2014, 2016 e 2019).

Comentários

Loading…

Mercedes

Mercedes exibe imagens com evolução do W14 para Fórmula 1

Indy 500 Takuma Sato

Vencedor da Indy 500, Takuma Sato fala sobre incertezas na competição