O hexacampeão de MotoGP, Marc Márquez, liderou o segundo treino livre no Catar. A movimentação foi afetada pelo clima chuvoso, o que deixou a pista do Circuito Internacional de Lusail encharcada.
A chuva atingiu a pista no início da noite, uma hora antes do início previsto da sessão, e durante a última sessão de treinos livres de Moto3 do dia. Embora a chuva tenha durado um breve período, deixou o circuito molhado e não permitiu que qualquer moto corresse com pneus slick, o que levou o controle de corrida a reduzir a duração da sessão e a não a contar para os grupos de qualificação.
Apesar das condições não serem adequadas, a maior parte do pelotão saiu do pitlane quando o treino começou oficialmente, conforme programado, às 20h, no horário do Catar.
Augusto Fernandez estabeleceu o ritmo inicial como mais rápido com a GasGas, antes de fazer uma série de melhorias para cair. O seu novo companheiro de equipe e atual campeão de Moto2, Pedro Acosta, disparou para o topo dos tempos com um tempo de 2m07,441s, antes de Jack Miller se tornar o próximo piloto da KTM a ser o mais rápido, baixando.
Isso foi até Fernandez voltar à frente, tornando-se o primeiro piloto a quebrar a barreira dos 2m07s com o tempo de 2m06,938s.
Acosta também conseguiu fazer uma pequena melhoria em seu tempo. Porém, faltando 20 minutos para o final da sessão, Marc Márquez, agora na Gresini Ducati, encontrou o tempo certo da pista e fechou o tempo de 2m06,544s, ainda em um circuito de Lusail molhado.
Fernandez foi segundo, atrás de Márquez
A sua volta foi a melhor até ao final da sessão de 45 minutos, terminando o seu primeiro dia oficial como piloto da Ducati no topo. A volta anterior de Augusto Fernandez foi boa o suficiente para o segundo lugar, 0,29 segundos atrás de Márquez, enquanto Acosta mais uma vez terminou em terceiro.
O piloto Jack Miller e seu companheiro de equipe na KTM, Brad Binder, fecharam os cinco primeiros no segundo treino livre do MotoGP para ao Grêmio Prêmio do Catar, no Circuito Internacional de Lusail.