in

Márquez questiona o uso de bandeiras amarelas na MotoGP

Piloto espanhol acredita que alguns pilotos podem estar se beneficiando das bandeiras amarelas

Márquez
Divulgação/Honda

Marc Márquez é um dos pilotos mais vitoriosos da MotoGP. Assim, devido a sua importância, para que os problemas da categoria tenham algum impacto, precisam incomodar o espanhol. Dessa forma, a polêmica da vez é a utilização do uso irregular das bandeiras amarelas e Márquez teceu a sua opinião sobre.

O automobilista de 30 anos disse que alguns competidores podem estar se aproveitando dessas situações. Muitos fãs do automobilismo concordam com o espanhol, alegando que esse é um problema da F1 e que chegou até a MotoGP.

“Quando passei pela reta estava na oitava posição, então continuei forçando. Tive que tentar o tempo porque assim poderia estar no Q2, e porque se eu caísse, eles mostrariam uma bandeira amarela e os outros não poderiam melhorar”, falou Márquez.

Nos últimos anos, os comissários da MotoGP se tornaram bem mais rigorosos em relação às bandeiras amarelas. Desse modo, todos os pilotos que passarem por uma zona de bandeira amarela durante os treinos e classificatórias terão suas voltas canceladas e não poderão melhorar seus tempos.

Não é algo exclusivo da MotoGP

Esse é um problema que a Fórmula 1 enfrenta há vários anos. É bem comum que o piloto que faz a pole position a poucos minutos do final, ou aquele que está satisfeito com sua posição, cause uma bandeira amarela para impedir que os outros tenham um desempenho melhor. Até o momento não existe uma solução para resolver esse problema na categoria.

Na Indycar, a solução é cancelar o tempo do piloto que causa a bandeira amarela. Contudo, a MotoGP ainda não deu esse passo.

No entanto, para muitos, as quedas não são propositais. Todos os pilotos sabem que possuem carta branca para ultrapassar o limite. Se não cair, vai ter um tempo melhor. Mas se cair, ninguém que vem de trás irá melhorar o tempo. Além disso, com as melhorias na segurança, tanto nas proteções dos circuitos quanto nas usadas pelos próprios pilotos, as chances de se machucar são bem menores do que antes. Assim, tudo é lucro.

Comentários

Loading…

Álex Palou, campeão da IndyCar

McLaren anuncia mais um teste com Álex Palou na Fórmula 1

Dois dias muito positivos no Velocitta para a F4 Brasil