in

Martin é punido pela MotoGP, mas mantém pódio no Sprint da Áustria

Martin causou um enorme acidente durante o Sprint da MotoGP na Áustria; piloto sofreu punição e pagará volta longa durante o GP de domingo

Jorge Martín
Jorge Martín vê disputa acirrada pelo MotoGP 2024 (Reprodução/MotoGP)

Uma colisão volta de abertura do concurso de sprint de 14 voltas de sábado (19) na Áustria marcou a corrida. Tudo começou quando Martin, tentando sair do 12º no grid de largada, fez contato com o Fabio Quartararo da Yamaha, enquanto ele tentava ultrapassar na parte interna da primeira curva.

Isso forçou Quartararo a causar uma colisão à Maverick Vinales, que levou Marco Bezzecchi, Johann Zarco e Miguel Oliveira ao chão. Esse incidente foi investigado após a corrida, enquanto Martin terminou em terceiro lugar, apesar de enfrentar mais uma sequência de problemas após uma colisão com Luca Marini na sete volta, enquanto o ultrapassava por terceiro.

Martin escapou da punição por esse incidente, mas recebeu uma penalidade de volta a ser servida no próximo Grande Prêmio em que ele competir, justamente o Grande Prêmio da Áustria neste domingo (20). Ou seja, isso significa que ele mantém seu pódio de sprint.

Martin sentiu que não era o culpado por nenhum dos incidentes em que estava envolvido, enquanto a dupla do VR46 Bezzecchi e Marini estavam descontentes com a maneira como os comissários de prova lidaram com esta confusão. O piloto do Pramac ficou em segundo lugar na classificação após o Sprint da Áustria, 46 pontos atrás do vencedor da corrida e do líder do campeonato Francesco Bagnaia.

Decisão divulgada pela FIM sobre Martin na MotoGP

“Em 19 de agosto de 2023 e 15:02:32, durante o sprint de MotoGP do Grande Prêmio de Cryptodata Motorrad, von Osterreich, na curva 1, Martin foi encontrado pilotando de maneira irresponsável, causando um acidente. Isso contraria as instruções específicas dadas aos concorrentes e equipes da MotoGP, interrompendo a sessão. Por isso, é considerada pilotagem irresponsável, causando perigo para outros concorrentes.

“É, portanto, uma violação do artigo 1.21.2 dos regulamentos do Grande Prêmio do Campeonato Mundial da FIM. Pelas razões acima, o painel Stewards do FIM MotoGP impôs uma penalidade de volta longa. A volta longa será servida pelo piloto na próxima corrida do Grande Prêmio em que o piloto participar. ”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Christian Horner exalta desempenho de Sergio Pérez

Christian Horner assegura permanência de Sergio Pérez em 2024

Marc Márquez Honda

Elogios de Marc Márquez à KTM aumentam rumores de mudança de equipe na MotoGP