Atual bicampeão da MotoGP, o italiano Francesco Bagnaia superou o concorrente direto Jorge Martín na disputa da Sprint Race do circuito de Assen, realizada neste sábado, em solo holandês. O resultado positivo fez com que o piloto da Ducati de fábrica diminuísse a desvantagem em relação ao oponente da Pramac em três pontos. A distância agora para 15 tentos.
Tendo largado na pole position da corrida curta de 13 voltas, Francesco Bagnaia não teve dificuldades para manter a ponta do grid após a largada. Mesmo ocupando a segunda posição, o líder do campeonato, Jorge Martín, não conseguiu exercer uma pressão intensa sobre o adversário.
O experiente Maverick Viñales foi o responsável por fechar o pódio da Sprint Race em Assen, superando o espanhol Alex Márquez, que chegou a ultrapassá-lo na largada e sustentou algumas voltas no posto.
Ascendente nesta primeira metade de temporada, o hexacampeão da classe rainha, Marc Márquez, acabou sofrendo um acidente ainda na primeira volta, onde amargou atrito com a zebra e foi ejetado para fora da pista, não conseguindo retornar mais à disputa. O revés no circuito, de certa forma, impede com que o Formiga Atômica se aproxime de Martín e Bagnaia na corrida pelo título.
Quem também abandonou a disputa foi Aleix Espargaró. Na volta final da prova curta, o piloto da Aprilia perdeu o controle da moto e protagonizou uma queda feia, tendo sido amparado pelos comissários de pista, segurando o braço. Com isso, ele se torna dúvida para a corrida deste domingo (30).
Bagnaia encosta na briga
Em termos de pontuação, o piloto da Ducati agora saltou para os 165 pontos no campeonato, enquanto o espanhol Martín chegou aos 180 tentos. Márquez, por sua vez, estacionou nos 136 pontos, e viu Enea Bastianini somar seis e alcançar a marca de 120 pontos, na quarta posição da MotoGP.