Depois de um longo hiato, o Brasil tem chances de receber novamente uma prova da MotoGP. De acordo com informações do jornalista Fausto Macieira, da ESPN, o circuito de Goiânia pode ser uma eventual alternativa para suprir a lacuna deixada pelo GP da Argentina.
Portanto, a informação é que o país vizinho não deve mesmo integrar o calendário da categoria nos próximos anos.
No último sábado (09), durante a transmissão da sprint race do GP do Catar, Fausto disse que a organização do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, está se movimentando para receber uma etapa da principal categoria da motovelocidade.
Nos bastidores, já há uma formalização de proposta apresentada para a Dorna, órgão que gerencia a promoção da MotoGP. Ainda segundo o jornalista, há interesse e por isso conversas foram abertas em busca de um denominador comum.
Fausto Macieira falará sobre MotoGP em novo programa
Nesta segunda-feira (11), Fausto Macieira estreia um novo podcast do site Motorsport.com. Ele prometeu trazer mais detalhes sobre as tratativas. O Pódio Cast estará disponível nas principais plataformas agregadoras de podcast.
Antes mesmo da marca MotoGP batizar o Mundial de Motovelocidade, Goiânia já tinha laços intrínsecos com a categoria. O debute se deu em 1987, quando o circuito ainda se chamava Autódromo Internacional de Goiânia. O palco recebeu três corridas (de 1987 a 1989). Posteriormente, Interlagos recebeu uma única prova, e autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi responsável por representar o país na MotoGP de 1995 até o ano de 2004.
Com duas décadas de hiato da última prova, recentemente se levantou o debate para a criação de um autódromo que pudesse receber a categoria no país. Brasília e Rio de Janeiro foram apontadas como cidades cotadas, mas as conversas não evoluíram.
Atualmente, a MotoGP conta com 21 provas em seu calendário. A temporada 2024 iniciou-se oficialmente neste final de semana, com o GP de Lusail, no Catar.